Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, participou da solenidade de abertura 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, na última segunda-feira (23) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital; o evento segue até esta quarta-feira (25). Entre as delegadas participantes deste ano está a reeducanda Eliernay Batista da Silva (na foto com a vice-governadora Rose Modesto e com o diretor-presidente da (Agepen), que cumpre regime semiaberto no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano, em Corumbá, eleita durante a conferência municipal.
A exemplo de anos anteriores, os presídios também entraram no circuito de conferências para a elaboração de propostas a serem apresentadas na etapa estadual. Estre os estabelecimentos prisionais que receberam a conferência, internas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ) participaram, no último dia 19, junto à Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, apresentando sugestões. Na oportunidade, foram discutidos alguns eixos temáticos referente aos direitos das mulheres, movimentos feministas, efetivação de igualdade, oportunidades, diversidades, enfim, todos os avanços e desafios.
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para mulheres”, a conferência segue até amanhã com programação nos períodos matutino e vespertino e vai eleger 47 delegados de Mato Grosso do Sul para a Conferência Nacional em Brasília, no próximo ano. “Que as delegadas eleitas levem as discussões aqui nesta conferência para seus municípios e promovam os debates”, saudou a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, organizadora do evento.
Durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência, a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, lembrou que 31 municípios participaram das conferências municipais realizadas em 18 cidades. Houve a participação de 2.628 pessoas, com eleição de 146 delegados para esta Conferência Estadual. “A desigualdade de gênero é um problema para a sociedade e não apenas para as mulheres. A pauta é acima de tudo discutir a equidade de oportunidades para todos”, descreveu a vice-governadora.
Rose Modesto destacou, ainda, o esforço do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul para a boa condução das unidades prisionais femininas, sempre procurando valorizar as internas em nosso desafio de transformar vidas.
A conferência nacional será dividida em eixos temáticos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
Mato Grosso do Sul é destaque internacional nos serviços de ponta e ações articuladas de enfrentamento à violência contra mulheres. Nesse ano foi inaugurada a primeira Casa da Mulher Brasileira, um marco no combate à violência contra mulheres. “Esta Casa é um sonho para o País e temos muito orgulho de ela estar em Mato Grosso do Sul”, descreveu a secretária especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Meniccci.
O complexo conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.
Confira a programação completa:
Com informações de Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)