Brasília (DF) – A chefe da Divisão de Promoção Social da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Marinês Savoia, participou este mês, em Brasília (DF), da I Reunião Técnica sobre Assistência Religiosa no Sistema Prisional, que reuniu representantes de 27 estados brasileiros com objetivo de aprimorar este trabalho em prisões.
Promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), no encontro realizado no dia 20, foi apresentada a proposta para lançamento de dois produtos de consultoria, realizados pelo órgão federal, sobre o assunto.
Com esse estudo, pretende-se aprimorar o acesso à assistência religiosa no âmbito prisional, discutir boas práticas de assistência religiosa no sistema prisional do país e, ainda, realizar o levantamento de dados referente às estruturas físicas existentes.
Para o diretor-geral do Depen, Tácio Muzzi, o encontro foi muito importante para discutir essa pauta do sistema prisional. “Além disso, com o lançamento dos dois produtos de consultoria, espera-se que a Assistência Religiosa seja reconhecida mais que um direito preconizado pela Lei de Execução Penal. Também, é preciso que o Estado assegure a defesa da oferta da diversidade religiosa dentro do sistema prisional”, afirmou.
Em Mato Grosso do Sul, a assistência religiosa voluntária nas unidades prisionais é coordenada pela diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio de sua Divisão de Promoção Social.
Com informações e foto do Depen.