Agepen promove ciclo de palestras sobre Dependência Química no Sistema Penitenciário

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: segunda-feira, março 21, 2022 as 13:15 | Voltar

De forma a proporcionar um espaço de interação para troca de experiências e conhecimento específico sobre dependência química, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizará um ciclo de palestras nos dias 24 e 31 de março e 07 de abril.

Com a temática “Dependência Química no Sistema Penitenciário”, a iniciativa acontecerá pelo aplicativo Zoom, sempre às 09h, e será voltada aos servidores da área de Assistência e Perícia.

A ação é promovida pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Promoção Social, em parceria com a Irmandade de Narcóticos Anônimos – NA e conta com apoio de palestrantes especialistas na área.

Atualmente, a Agepen possui 26 grupos de enfrentamento à dependência química distribuídos nas unidades penais da capital e interior e atende, em média, 500 privados de liberdade por ano no estado.

Os grupos nas unidades prisionais são coordenados por servidores da área de Assistência e Perícia, formados em Psicologia e Assistência Social. As atividades desenvolvidas são compostas por troca dialógica, compartilhamento de experiências e melhoria na adaptação do modo de vida individual e coletivo.

Em um espaço acolhedor e seguro, os apenados recebem informação e orientação sobre a dependência, desenvolvem o senso crítico sobre os prejuízos que o uso abusivo das drogas e do álcool acarretam à sua vida psíquica, física, social, além do sofrimento intenso à sua família.

O tratamento acontece com foco no biopsicossocial e finalidade terapêutica e vai muito além da interrupção do uso das drogas, mas visa reinserção em novas atividades sociais, profissionais, familiares e a prevenção de recaídas, proporcionando assim, uma melhor preparação e adaptação à vida em sociedade.

A programação completa está disponível no folder abaixo. Para participar, os servidores devem acessar o link da reunião, o qual também será encaminhado por E-Doc:

https://us02web.zoom.us/j/5551320800?pwd=YS9Ock1mZGRRWkdmeHFtbndxKzA5UT09 (Senha 000000)

Para mais informações entre em contato pelo telefone (67) 3901-3377.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.