Campo Grande (MS) – Com 198 servidores penitenciários participantes, segundo informações da Escola Penitenciária (Espen), foi realizado na última sexta-feira (6) o curso presencial de Administração Pública para a primeira turma de inscritos. A capacitação foi realizada por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Fundação Escola de Governo. Na próxima sexta-feira (13), acontece a capacitação no módulo presencial para a segunda turma de inscritos.
Com Foco na lei 4.490 (sobre a carreira penitenciária), a qualificação teve carga horária 8 horas/aula, sendo ministrada pelo professor Boris Verbisck. O curso é um dos módulos da capacitação destinada às três áreas de atuação dos agentes: Segurança e Custódia, Administração e Finanças e Assistência e Perícia; que tem por objetivo atender aos requisitos para futura promoção e capacitar os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.
A capacitação para a promoção tem carga horária total de 74 horas/aulas, sendo composta também por três cursos à distância: Atendimento ao Cidadão (20h), Ética e Serviço Público (20h) e Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira (20h); e mais um presencial: Atribuições e Procedimentos da área de atuação – específico (4h).
De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o curso “Atribuições e Procedimentos da área de atuação” deverá ser realizado até o final deste mês e a inscrição será automática a todos que concluírem todos os módulos anteriores. “A nossa pretensão é que ocorra em três polos para os agentes da Segurança e Custódia, que representa o maior número, sendo em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Para os alunos das áreas de Administração e Finanças e Assistência e Perícia, esse curso específico será somente na Capital”, informou.
Presente na solenidade de abertura do curso de Administração Pública, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou que há uma vontade do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Justiça e Segurança Pública de que as ações realmente se concretizem na Agepen, anunciando que a previsão é de que até o final deste mês seja publicado o edital de abertura de concurso para novos agentes.
Segundo Stropa, outro foco nesse sentido é a capacitação dos servidores. Entre as iniciativas que estão sendo estudadas está a criação de uma plataforma online específica para agentes penitenciários, com videoaulas, para que possa atingir agentes de todo o Estado.
O diretor-presidente informou, ainda, sobre realização de um curso em parceria com a Administração Penitenciária de Mato Grosso. “Estivemos há poucos dias em Cuiabá, por meio do Sinsap, e nos reunimos com o dirigente maior do Sistema Penitenciário, com a diretora da escola penitenciária, visitamos presídios, vistamos o grupo SOE. Agora está se desenhando a realização de um curso de 360 horas, com uma seleção bastante apurada, teremos 120 vagas para o nosso sistema e eles terão 30 vagas. Eles virão para cá e na parte prática iremos para lá”, informou.
O diretor-presidente reforçou a importância da realização do curso presencial de Administração Pública nessa busca de aperfeiçoamento do sistema prisional do Estado. “As grandes transformações são concluídas no dia a dia, e esta ação é mais um passo para que essas transformações se tornem realidade. Tenham certeza de que todos nós estamos trabalhando com vontade, garra e dedicação para que nossa Agepen seja melhor o mais breve possível’, enfatizou.
Representando o diretor-presidente da Escolagov no evento, Wilton Paulino Junior, a gerente de Qualificação e Formação de Recursos Humanos, Maísa Ferreira da Silva falou sobre os três cursos da plataforma online e destacou a importância de que os participantes não deixem para abrir o conteúdo de última hora, tendo em vista problemas imprevistos que podem surgir na internet. Maísa explicou ainda como funciona os módulos e os sistemas de avaliação e informou que apostilas estão disponíveis para a impressão no site da Escolagov.
Já presidente do Sinsap, André Santiago, destacou que o curso atende a uma das exigências estabelecidas em lei para a promoção da quinta para a quarta classe. “Parabenizo à Escola Penitenciária por tornar o curso possível e parabenizo aos servidores que estão abraçando essa oportunidade de se qualificarem”, disse. Santiago também anunciou a realização de uma audiência pública, na assembleia Legislativa, sobre o trabalho dos operadores penitenciários e o sistema prisional em mato grosso do sul no próximo dia 27.