Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração o Sistema Penitenciário (Agepen) realizou na manhã desta quarta-feira (28) vistoria geral no pavilhão 1 do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e em três celas da Penitenciária de Segurança Máxima. Além das equipes de agentes penitenciários, as inspeções tiveram auxílio de alunos do curso de formação para ingresso na carreira penitenciária, da área de Segurança e Custódia. As ações contaram com apoio de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que atuaram na contenção dos presos.
No IPCG, as revistas ocorreram sem alterações e resultaram na apreensão de 16 celulares, 15 carregadores, 17 fones de ouvido e 7 chips. Segundo a direção do presídio, cinco detentos foram identificados como proprietários de alguns celulares e isolados, preventivamente, em celas disciplinares. Procedimentos internos foram instaurados para averiguações.
Já na Máxima, as vistorias ocorreram nas celas 20 e 27 do pavilhão 1 – galeria A, e na 110 do pavilhão 2 – galeria B. Conforme a chefia de disciplina da penitenciária, nada foi encontrado nestes locais. No entanto, devido a alteração por parte de alguns presos, sendo necessária a utilização bombas de efeito moral, foi realizado o isolamento de 38 internos, que estavam alojados nas três celas.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as vistorias estavam programadas e fazem parte do cronograma de ações da Agepen. Segundo Stropa, vistorias fazem parte da rotina dos presídios de todo o Estado no sentido de coibir o uso pelos presos de materiais e equipamentos proibidos.