Campo Grande (MS) – Com o objetivo de coibir a posse de ilícitos por parte de detentos, reforçando a segurança e disciplina nas unidades prisionais do Estado, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) tem buscado intensificar as vistorias, seja com os agentes conseguindo interceptar equipamentos proibidos e entorpecentes com visitas ou arremessados pelas muralhas, seja durante as inspeções pontuais em celas e operações pente-fino.
Esta semana, a Agepen realizou operação pente-fino no Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran), sob a coordenação da Diretoria de Operações, com a participação 22 agentes penitenciários. Policiais do Batalhão de Choque da Polícia participaram da ação, atuando na contenção de presos. A operação, realizada na terça-feira (31), também contou com o apoio da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e de policiais da Força Nacional.
As vistorias no Ptran envolveram todas as celas do pavilhão 2 e duraram cerca de três horas e meia. De acordo com a direção do presídio, foram apreendidos 13 celulares e seis carregadores, além de outros acessórios; grande parte dos equipamentos estavam escondidos em um colchão. Também foram encontrados quatro chuços (ferros pontiagudos) e algumas porções de entorpecentes. Os internos identificados como proprietários dos ilícitos foram encaminhados para registro de boletins de ocorrência e responderão pelos crimes cometidos, além de serem alojados em celas disciplinares.
Na Casa do Albergado de Campo Grande, unidade de regime aberto, onde a maioria dos internos permanece apenas para dormir, a vistoria realizada pela Agepen, somente com a participação de agentes penitenciários, ocorreu na sexta-feira passada (27) e resultou na apreensão de três celulares, quatro carregadores, dois chips, entre outros acessórios, além de uma balança de precisão (do tamanho de um celular).
Três Lagoas
Nesta sexta-feira (3), agentes penitenciários apreenderam sete celulares e sete carregadores nas proximidades das muralhas da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas. Durante a apreensão, os servidores também identificaram dois jovens com idades de 15 e 17 anos de posse de outros aparelhos acondicionados em um pacote. Os dois foram encaminhados pela Polícia Militar à delegacia de Polícia Civil para registro da ocorrência.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as vistorias em presídios têm se mostrado eficazes, graças ao empenho dos profissionais envolvidos. Segundo Stropa, os trabalhos de inspeção fazem parte da rotina de trabalho dos agentes, seja por meio de operações pente-fino ou mesmo com a realização de vistorias pontuais.