Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu, nesta terça-feira (19.2), a doação de 20 espargidores para utilização do Comando de Operações Penitenciárias (COPE). A entrega foi realizada na Escola Penitenciária (Espen), na capital.
Com o objetivo de ampliar o rol de fornecedores, a empresa RJC Defesa e Aeroespacial também realizou uma apresentação institucional, assim como uma demonstração prática dos equipamentos de menor potencial ofensivo que fabricam. Localizada em São Paulo, a indústria de material bélico e artefatos militares existe há mais de 40 anos no mercado brasileiro e atualmente exporta para os Estados Unidos.
Segundo o comandante do COPE, agente João Bosco Correia, o espargidor é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das atividades do grupo. "Fizemos contato com o fabricante, que se dispôs a vir pessoalmente apresentar a empresa e fazer demonstração dos produtos. Além disso, realizaram a doação desse material", agradeceu Bosco, reforçando que é necessária a busca de produtos com qualidade e bons preços.
Dentre os equipamentos não letais fabricados estão granadas explosivas indoor/outdoor, granada lacrimogênea e espargidores. O gerente comercial, Luiz Pinheiro, esclareceu que todos os materiais atendem tecnicamente e operacionalmente os critérios e requisitos normativos.
“Entendemos a necessidade das instituições de segurança e queremos contribuir, de alguma forma, para que os profissionais possam estar devidamente treinados e com os equipamentos adequados para resolver as situações críticas que surgirem. Essa é a política da empresa, de poder contribuir e dar suporte às forças de segurança pública, na medida do possível”, destacou Pinheiro durante o encontro.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, essa aproximação direta com um possível fornecedor é muito importante para conhecer a estrutura da empresa, a qualidade dos produtos, assim como, para que também possam conhecer as demandas da agência penitenciária e como funciona todo o processo de licitação. “Foi uma oportunidade de trocar experiências e ampliar o rol de fornecedores de equipamentos de segurança em futuras aquisições da Agepen”, complementou.
Também participaram da entrega o chefe de Gabinete da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes; a chefe da Divisão de Compras e Suprimentos, Nair Mendes de Borba; a servidora Soraya Placencia da Espen; além de servidores integrantes do Comando de Operações Penitenciárias de Campo Grande e Naviraí.
Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.
Publicado por: imprensaagepen