Agepen reforça importância da utilização de sistema para a otimização de viagens oficiais

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 29, 2016 as 07:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Visando gerar economia aos cofres públicos e agilizar o envio de produtos e materiais entre as unidades prisionais, patronatos e seus demais setores no Estado, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) possui um sistema informatizado para otimização de viagens oficiais.

O sistema funciona como um mural virtual dentro do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Siapen), que necessita de senha para acesso. Nele, cada diretor – ou servidor penitenciário de forma geral – poderá lançar a programação de viagem, com data de ida, retorno, local de partida e destino, de forma que todos os demais possam ter conhecimento e, caso seja possível, possam aproveitar essa viagem para solicitar o envio de materiais e documentos, ou mesmo aproveitar a utilização do veículo para se deslocar.

Conforme o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker, a intenção é melhorar a logística entre as unidades da agência penitenciária e, com isso, reduzir o gasto com combustível. “Queremos facilitar a comunicação nesse sentido, de forma que, por exemplo, diretores do mesmo município – ou que o trajeto seja caminho – programem viagens oficiais juntos”, explica.

Dentro dessa proposta, enfatiza Rosenacker, também serão lançadas todas as viagens dos caminhões utilizados pela Agepen, de forma que os diretores possam se programar para a solicitação de materiais, envio de equipamentos para conserto etc. “Nesses casos, basta o diretor da unidade entrar em contato com a Diretoria de Administração e Finanças que verificaremos a possibilidade de inclusão na rota”, informa.

O sistema de programação de viagens está disponível na barra superior do Siapen, visível logo que o servidor penitenciário registra o login, a senha e o código de acesso. Após clicar no link, imediatamente, é apresentado o mural com as viagens lançadas. No caso de inserção, basta clicar em “novo” (na parte superior do mural virtual) e preencher as informações solicitadas, como: tipo de carro, data e hora da ida e do retorno, origem, destino, e nome e telefone do motorista. O sistema também permite a edição das informações.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a iniciativa integra as várias ações adotadas pela agência penitenciária dentro da política de economicidade do governo do Estado, objetivando reduzir gastos para que mais recursos possam ser aplicados em mais ações de melhorias para o sistema penitenciário do Mato Grosso do Sul.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.