Com mais de 250 policiais penais já cadastrados para recebimento da Identidade Funcional, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está realizando a entrega dos documentos aos servidores.
Nesta quarta-feira (4.10), o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, participou da entrega a alguns profissionais e ressaltou o empenho da equipe do NIF (Núcleo de Identidade Funcional) em agilizar a emissão da identificação aos servidores, considerada um marco histórico para carreira.
O dirigente destacou, ainda, as responsabilidades de portar o documento no meio social, já que está representando a instituição como um todo. “A imagem e a credibilidade que construímos da Polícia Penal, principalmente fora do ambiente carcerário, é a forma como nos portamos, seja estando uniformizado ou apresentando a identidade funcional, existem regras de conduta que devem ser seguidas e observadas”, pontuou, referindo-se a não se expor de forma inconveniente ou mesmo utilizar-se da função de maneira equivocada, já que podem ser responsabilizados por isso.
Um dos policiais penais que já estão com o documento em mãos, Lysys Horizonte Galvão, que possui 31 anos na carreira penitenciária, fez questão de enfatizar a importância da identidade funcional e a satisfação em poder ser identificado como policial penal. “É fundamental para nós, e parabenizo a vocês por estarem nos oportunizando isso”, disse, durante a entrega das funcionais.
Todo o processo de coleta biométrica e fotográfica, bem como conferência da documentação exigida, é realizada pelo NIF (Núcleo de Identidade Funcional) da Agepen e as impressões pelo Instituto de Identificação da Coordenadoria Geral de Perícias.
Na capital, a coleta biométrica para os servidores ativos e inativos está sendo realizada no NIF, implantado na Sede Administrativa da Agepen. Com relação ao interior, serão feitos nos polos regionais do Instituto de Identificação, que está organizando os atendimentos de forma a não prejudicar os demais serviços prestados ao restante da população.
“Assim que o servidor receber do NIF o ofício de autorização poderá buscar o agendamento no sistema da Sejusp [Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública] junto aos polos regionais do Instituto de Identificação mais próximos, onde será feita a coleta biométrica, já que toda a documentação já estará cadastrada no sistema”, informou a coordenadora do NIF, Juliana Priscila da Silva Oliveira.
Os policiais penais que ainda não entregaram as documentações poderão encaminhar no e-mail: identidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Já aqueles que se encontraram com pendências de documentações, poderão regularizar a situação via e-mail suporteidentidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Dúvidas, entrar em contato no WhatsApp comercial (67) 3901-3486.
Para mais informações, acesse a página de Identidade Funcional, disponível em nosso site na Área do Servidor (clique aqui).