Campo Grande (MS) – Com foco nas confraternizações de final de ano, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, nesta quarta-feira (13.12), o 9º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS. O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor.
A ação faz parte da política de valorização do servidor, com o objetivo de proporcionar o acolhimento de pessoas que não estão mais trabalhando, contribuindo para que os vínculos não se percam.
Celebrando o encerramento do ano, os servidores aposentados participaram de dinâmicas voltadas a comemorações natalinas, troca de presentes com a revelação do tradicional amigo oculto, com direito a um lanche ao final do encontro.
Conduzido pelas psicólogas da Agepen, Lucimara Mateus Potric de Souza, Vanessa Saad Mariano Acunã e Patrícia Ferreira de Lima, o encontro abordou a retrospectiva das últimas reuniões do ano, além da expectativa e sugestões para os próximos encontros.
“Quando alguém se aposenta é como se houvesse uma cisão e a tendência é a pessoa se sentir excluída, e o objetivo dos encontros é resgatar os valores dos aposentados e reintegrá-los ao convívio com antigos colegas de profissão”, salientou a psicóloga Lucimara.
Com reuniões bimestrais, os trabalhos foram iniciados em março do ano passado e já realizou diversas ações que abordaram temas como superação através do esporte, aproveitamento do tempo livre, qualidade de vida, intimidade na maturidade, entre outros.
Por 33 anos atuando na Agepen, a servidora aposentada Maria Aparecida Pereira disse que não perde um encontro sequer. “É uma honra participar de cada reunião, para mim é um dia muito especial, aqui me divirto e reencontro muitos amigos”, declarou.
Representando o diretor-presidente da Agepen no encontro, o chefe de gabinete Pedro Carrilho de Arantes, destacou a contribuição de tantos anos de serviços prestados ao sistema penitenciário do estado e que os aposentados continuam sendo muito importantes para a Agepen. “Valorizamos vocês e o que fizeram para a instituição, por isso acho essencial o trabalho que é feito durante as reuniões, já que é uma oportunidade de trocar experiências e estar próximo dos colegas de trabalho”, afirmou parabenizando a ação.
A iniciativa tem por objetivo conhecer melhor a situação atual em que ex-agentes penitenciários estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor, e ao mesmo tempo, colher experiências para aperfeiçoar as condições de trabalho dos que ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.
Texto: Tatyane Santinoni.