Aquidauana é o primeiro município do interior a receber Parque de Pneus que beneficiará mais de 300 crianças

Categoria: Ressocialização | Publicado: sexta-feira, outubro 8, 2021 as 17:38 | Voltar

Próximo ao Dia das Crianças – comemorado em 12 de outubro, o projeto “Arte com Pneus” está expandindo o campo de atuação e acaba de beneficiar a primeira instituição de ensino infantil do interior de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta sexta-feira (8.10), foi inaugurado o parque ecológico de pneus no Centro Municipal de Educação Infantil Ademir Brites, em Aquidauana.

Atendendo a mais de 300 crianças, a nova estrutura gera novas ferramentas pedagógicas para incentivar o ensino através do lúdico. “O brincar faz parte do aprendizado, do recreativo, motora e sequência lógica. Hoje as crianças anseiam por coisas novas e temos que estar sempre atentos em suprir essa necessidade delas”, explica a diretora da CMEI, Sandra Nepomuceno.

Ao todo, foram entregues oito peças e um campo de futebol e beneficiará mais de 300 crianças atendidas no CMEI.

A iniciativa da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), em parceria com a Secretaria de Educação de Campo Grande e apoio de Aquidauana, já beneficiou mais de 5,8 mil alunos. Na capital, foram entregues 20 parques de pneus desde 2017.

Diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

Durante a inauguração, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a parceria com a Prefeitura de Aquidauana que ocupa mão de obra de interno do regime fechado na fabricação de lajotas para serem instaladas nas ruas da cidade.

“Com parcerias, promovemos a ressocialização dos internos, o reaproveitamento de materiais reutilizáveis e ajudamos as instituições de ensino a ampliar os espaços de lazer e brincadeiras das crianças”, enfatizou o dirigente.

O prefeito Odilon Ribeiro parabenizou à diretoria da Agepen e seus servidores pela realização do projeto, agradeceu a instalação do parquinho e desejou sucesso e crescimento ao projeto, para beneficiar ainda mais crianças em Mato Grosso do Sul. “Com esses parquinhos que estão sendo produzidos, as crianças são as maiores beneficiadas, elas é que ganham mais um espaço divertido para suas brincadeiras”, completou.

Idealizadores do projeto, Vinícius Saraiva e Felipe Augusto.

Idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e o técnico da Semed, Felipe Augusto da Costa, o projeto transforma pneus em desuso em opções de recreação e aprendizado aos alunos, unindo a sustentabilidade em prol da educação infantil.

Como forma de homenagem, o parque recebeu o nome da professora Nelídia Amélia da Silva Ferreira, que atuou na unidade e, acabou falecendo em 2020, por decorrência da Covid-19.

A secretária municipal de Educação, Wilsandra Béda também agradeceu aos parceiros envolvidos para consolidar a instalação do novo parquinho no CMEI Ademir Brites.

Na solenidade, a diretora Sandra Nepomuceno junto com toda a equipe agradeceu pela instalação do parquinho, falou da alegria das crianças em ganharem esse novo espaço e, ao final, fizeram a entrega de lembranças à direção da Agepen e à família da Prof. Nelídia.

A intenção da direção do CMEI é realizar a cobertura do parque com uma instalação de uma tenda lúdica, que contará com o apoio de uma arquiteta voluntária do município, Paula Orsi.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.