A noite da última de terça-feira (28.6) foi momento de tradição das comemorações juninas no Estabelecimento Penal Feminino e Regimes Semiaberto e Aberto de Campo Grande (EPFRSAAA-CG), mas com um enfoque especial para a fé e enfrentamento à drogadição. As comemorações envolveram orações, apresentação teatral, dança da quadrilha e muita alegria.
Cerca de 60 internas participaram do “Arraial com Jesus”, promovido em parceria com a Fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM). Durante as atividades, houve apresentação da peça de teatro “Redenção”, que retrata uma pessoa que buscava felicidade em drogas, dinheiro e vaidade, mas só se sentiu preenchida quando conheceu o exemplo de Jesus e seu amor pela humanidade.
As detentas participaram de toda a organização da comemoração, desde a confecção das bandeirolas e decoração do solário do pavilhão. Elas se vestiram com roupas caipiras e houve ajuda das alunas-internas do curso de maquiagem, que está sendo realizado no presídio, para a caracterização ficar ainda melhor. Houve concurso do melhor figurino para a quadrilha.
“Este tipo de atividade auxilia na disciplina tendo em vista o relacionamento interpessoal entre as custodiadas, bem como o trabalho em união para o bem comum”, destacou a chefe do Setor de Trabalho do EPFRSAAA-CG, Phâmella Rita Gimenez Santana Deniozevicz.
Para a diretora da unidade penal, Cleide Santos do Nascimento Freitas, práticas ressocializadoras, culturais e educacionais contribuem como forma de estimular o retorno à convivência em sociedade das mulheres em situação de cárcere, refletindo diretamente no processo de reinserção e não reincidência criminal.