Campo Grande (MS) –Internas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante (EPFRB) participaram esta semana de uma ação voltada para a saúde e o bem-estar físico e mental, através da realização de atividades e palestra realizadas pela educadora física voluntária, Áurea Nunes Matozo, parceira da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Os trabalhos foram coordenados pela assistente social do presídio, Rhaísa Branco da Gama, e tiveram como objetivo fazer com que as reeducandas adotem a prática de exercícios no dia a dia. “Buscamos demonstrar que isso vai ajudar a reduzir o risco de várias doenças e melhorar as condições de saúde e qualidade de vida em geral, pois corpo humano é uma máquina e precisa estar constantemente em movimento”, destaca Rhaísa”, completa.
Segundo a diretora do EPFRB, Lígia Maria Asato Dorta, o ambiente prisional, pela própria característica, acaba causando maior ociosidade, e isso traz malefícios não só para o corpo da detentas, mas afeta também o psicológico, acarretando em atos de indisciplina. “A atividade física é uma forma agradável de elas se ocuparem e ajuda a melhorar a autoestima”, comenta. “Os exercícios ensinados pela educadora podem facilmente ser adotados no cotidiano, executados durante o banho de sol ou mesmo na própria cela”, finaliza.