Campo Grande (MS) – Tiveram início nessa segunda-feira (28) as aulas para a 2ª turma do Curso Básico de Inteligência Penitenciária. Cinquenta servidores de carreira da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) estão sendo capacitados com o objetivo disseminar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento da atividade de inteligência nas unidades prisionais do Estado.
O curso é promovido por meio da Escola Penitenciária(Espen) e conta com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que cederam os professores.
Além dos servidores penitenciários da capital e do interior, foram oferecidas nove vagas a instituições parceiras como: Superintendência de Medidas Socioeducativas, Exército, Guarda Municipal, Companhia de Guarda e Escolta e batalhões de Choque e de Operações Especiais da Polícia Militar.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, é foco da administração penitenciária proporcionar qualificação profissional constante aos agentes penitenciários. Em junho deste ano, outros 50 servidores penitenciários foram qualificados na área de inteligência e um terceiro curso está previsto.
O Curso Básico de Inteligência Penitenciária tem carga horária total de 40 horas/aulas e prossegue até sexta-feira (2). Para obtenção do Certificado , os alunos deverão obter nota igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75% em todas as atividades do curso.