Em homenagem ao Dia do Professor – celebrado no dia 15 de outubro, uma live foi organizada pelo Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na capital. O objetivo foi prestar um agradecimento especial pela dedicação na arte do saber desenvolvido com as mulheres que cumprem pena na unidade penal. As reeducandas e equipe do presídio promoveram uma homenagem especial a toda a equipe da Escola Estadual Regina Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino nos presídios da capital.
A ação foi promovida pelo Setor Psicossocial e a coordenação pedagógica do EPFIIZ, juntamente com a diretora da Escola Regina Betine, Eliene Flores e a coordenadora Rita Lanza. A chefe de Vigilância do presídio, Karina Sales, representou a diretora Mari Jane Boleti Carrilho, que está de férias.
O encontro online também contou com a participação do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, e da deputada federal Rose Modesto, que deixaram uma mensagem aos professores e às reeducandas que participaram da apresentação.
Com uma longa carreira na área de educação, a deputada federal Rose Modesto enfatizou o importante papel do professor na vida das pessoas, levando oportunidade de poder se qualificar e de sonhar. Rose reforçou que o processo de ressocialização passa também pela educação. “Tenho certeza que a educação terá um papel fundamental nesse processo de ressocialização, de transformação na vida de vocês”, destacou.
A deputada elogiou a iniciativa do presídio em homenagear esses profissionais e ressaltou o trabalho humanizado que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul busca desenvolver. “O trabalho que estão realizando na área social, na educação, são essenciais, e agradeço pela dedicação pelo trabalho, por acreditar e fazer a diferença para que essas pessoas saiam daí com uma proposta de vida muito melhor para elas e para a família delas, podendo reescrever suas histórias”, agradeceu.
O diretor-presidente da Agepen também fez questão de parabenizar os professores. “Todas as profissões passam pela educação, pelas mãos dos professores; traz dignidade ao ser humano, proporciona prosperidade”, frisou, parabenizando também a direção do EPFIIZ pelo olhar humanizado para o cumprimento de pena, e sempre valorizando todos os profissionais que atuam para a reinserção social das apenadas.
Na oportunidade, a coordenadora educacional da Escola Regina Betine reforçou que mesmo não havendo aulas presenciais, os professores vêm se dedicando ao processo educacional das internas com envio regular de atividades e acompanhamento pedagógico, como nas demais escolas da Rede Estadual de Ensino. “Estamos tristes por, devido à pandemia, não podermos fazer a formatura, olhar olho no olho de vocês”, disse Rita.
Como parte da homenagem, os professores também receberam lembrancinhas confeccionadas pelas reeducandas no Setor de Artesanato da unidade penal.