Policiais penais de Mato Grosso do Sul realizaram a primeira escolta aérea para transferência de preso de Corumbá para Campo Grande. A operação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (26.10) e foi coordenada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Diretoria de Operações.
Para o sucesso da transferência, contou com a integração das Forças de Segurança Pública, como a CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo) da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), responsável pelo transporte aéreo do detento, com escolta do COPE (Comando de Operações Penitenciárias).
Os trabalhos envolveram também policiais penais da GISP (Gerência de Inteligência), do GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária) de Corumbá e de Campo Grande, além de servidores das unidades prisionais envolvidas.
A operação de transferência do preso, considerado de alta periculosidade, envolveu, ainda, trabalho conjunto da Polícia Federal e apoio do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e Batalhão de Choque da Polícia Militar, que reforçaram a segurança no entorno das unidades envolvidas.
A direção da Agepen ressalta que o êxito da operação evidencia a excelência e o comprometimento dos policiais penais no desenvolvimento dos procedimentos, primando pela preservação institucional, rapidez e segurança, além do trabalho integrado e coeso das forças de segurança de Mato Grosso do Sul.