Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da sua Escola Penitenciária (Espen), abriu inscrições para a 2ª edição do Curso de Intervenção Prisional e Escolta (CIPE), que qualifica agentes penitenciários a ingressarem no Comando de Operações Penitenciárias (COPE). O Edital de abertura foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (9.10).
Conforme o Edital, o prazo para inscrição encerra no dia 15, às 11h, e estão sendo oferecidas 30 vagas para servidores da área de Segurança e Custódia, sendo 24 para homens e seis para mulheres, para futura lotação no comando dos municípios de Campo Grande, Nova Andradina e Três Lagoas. O candidato deverá escolher o município de lotação na própria Ficha de Inscrição. A publicação também especifica que só poderão participar da capacitação servidores considerados aptos e que se enquadrem no perfil profissiográfico exigido para integrar o COPE, mediante apresentação de todos os documentos e testes de aptidão física e mental, exigidos para o curso e para o exercício das funções inerentes ao grupo, que atua como força de reação da Agepen.
A Ficha de Inscrição deverá ser digitada e assinada pelo candidato e Chefia imediata. No ato da inscrição, deverão ser anexadas as cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, ou da Carteira Funcional, bem como autorização da Chefia Imediata liberando para participar do curso, cópias dos laudos médicos, anexos preenchidos e assinados) que deverão ser digitalizados e salvos em documento único, formato PDF. Todos os documentos e anexos estão disponíveis na aba Downloads – Escola Penitenciária (clique aqui) e deverão ser enviados somente via E-doc para Departamento Espen.
A Escola Penitenciária alerta que o curso de capacitação será em regime de internato, em tempo integral e que, como aluno, passará por intenso desgaste físico e psicológico. Além disso, o enxoval para a realização do curso correrá às expensas do aluno, que não receberá diárias ou qualquer ajuda de custo pelo Estado. Clique aqui e acesse o edital completo a partir da página 43. A ficha de inscrição está disponível no campo Downloads, item Escola Penitenciária, que também pode ser acessada clicando aqui.
Perfil Profissiográfico
Também foi publicada na edição de hoje do DOE, a Portaria 38, que dispõe sobre o Perfil Profissiográfico, competências técnicas e comportamentais requeridas para o bom desempenho de atividades, além de traços de personalidade considerados imprescindíveis à facilitação do desempenho das funções inerentes ao Comando de Operações Penitenciárias. O objetivo da Portaria, que atende a uma recomendação da Corregedoria-Geral da Agepen, é estabelecer com clareza, aos candidatos, as características que se espera do servidor no desempenho da função.
O perfil profissiográfico é o conjunto das características exigidas ao Agente Penitenciário que pretenda exercer suas funções no Comando de Operações Penitenciárias (COPE), bem como, suas respectivas descrições e dimensões. Clique aqui e confira a portaria.