Campo Grande (MS) – Os candidatos ao 2º Curso de Intervenção Prisional e Escolta (CIPE) realizam neste sábado (19.10) o Teste de Aptidão Física (TAF). Promovida pela Espen, a capacitação será destinada a servidores efetivos da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da área de Segurança e Custódia, e tem como objetivo prepará-los para atuarem no Comando de Operações Penitenciárias (COPE).
A lista dos inscritos para o TAF foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (18.10) e pode ser conferida a partir da página 126 (clique aqui e acesse).
O teste de aptidão física tem por finalidade avaliar a capacidade do candidato para suportar física e fisiologicamente o treinamento a que será submetido durante a capacitação, assim como as exigências para as funções no COPE. Os testes terão início às 7h30, no Estádio Morenão (UFMS), mas, conforme a direção da Escola Penitenciária (Espen), é importante que os candidatos estejam no local com meia hora de antecedência e com o original dos exames médicos exigidos em mãos.
De acordo com Edital, as provas envolverão teste de flexão e extensão de braços na barra fixa, para os homens, e sustentação na barra, somente para as mulheres; além de abdominal do tipo remador, corrida de 12 minutos e shuttle run (corrida de ir e vir) para ambos os sexos.
O traje usado para os exercícios físicos deverá ser esportivo (camiseta, short nylon ou lycra e tênis). Em conformidade com o Edital, casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários (estados menstruais, luxações, fraturas, dentre outros) que impossibilitem a realização das provas ou diminuam a capacidade física do candidato não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado.
Os servidores aprovados no Teste de Aptidão Física serão convocados por Edital publicado no Diário Oficial do Estado e no site da AGEPEN, em link próprio, para participarem da 3ª Fase, que corresponde ao exame Psicológico.