Campo Grande (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) iniciaram nesta terça-feira (4) o “Curso de Atendimento ao Público”, oferecido por meio de parceria entre a Escola Penitenciária (Espen) e a Fundação Escola de Governo (Escolagov). A capacitação conta 36 participantes e está qualificando também profissionais das secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública e de Educação.
A qualificação acontece na modalidade presencial, abordando uma gestão de atendimento mais humanizada, com novo agir profissional no ambiente prisional, apresentando técnicas e procedimentos que promovam comportamentos e atitudes de resultados significantes para o atendimento, bem como trabalhando o foco na efetividade.
De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o curso presencial de atendimento ao público foi formatado exclusivamente para servidores da Agepen, mas foi aberta a participação de servidores da Sejusp e da SED por realizarem também trabalhos em unidades penais.
Durante a solenidade de abertura da capacitação, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou a importância de proporcionar qualificação constante aos agentes e reforçou que novos cursos estão sendo preparados, entre eles o do Grupo de Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta (Girve). Conforme Stropa, a capacitação, prevista para iniciar em outubro, se dará em três etapas: inicial, intermediária e avançada.
Presente no evento, o arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas de Lara Barbosa, falou sobre a necessidade de se prestar um bom atendimento às pessoas, de “valorizar os direitos humanos e agir com amor ao próximo”.
Em discurso, o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior, elogiou a atuação da Escola Penitenciária na formação dos servidores e revelou que apenas para a Agepen foram promovidas turma exclusivas de qualificação desde que assumiu a direção da fundação em maio deste ano. “Isso demonstra o empenho e preocupação da equipe em aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do trabalho, com servidores cada vez mais capacitados”, parabenizou.
Com apenas um ano na carreira penitenciária, o agente Jonildo Domingos da Silva já se preocupa em aperfeiçoar o conhecimento profissional. Atuando na Casa do Albergado de Campo Grande, o servidor da Agepen vê no curso uma oportunidade de melhorar os serviços prestados. Já no primeiro período de aula, Jonildo identificou algumas situações que podem prejudicar o dia a dia profissional. “Muitas vezes o trabalhador não separa questões pessoais do serviço e isso acaba prejudicando, já que descarrega os problemas nas pessoas que tem que atender”, comenta.
Com carga horária total de 24 horas, as aulas prosseguem até quinta-feira (6), no período matutino e vespertino, realizadas na Escola Penitenciária. No mês passado, a capacitação foi oferecida a servidores penitenciários de Dourados e região.
Colaborou agente penitenciária Fátima Paulino.