Com foco na qualidade de vida do servidor penitenciário, Agepen anuncia várias ações para este ano

Categoria: Servidor | Publicado: sexta-feira, março 11, 2016 as 07:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com objetivo de promover a saúde física e mental dos agentes penitenciários do Estado, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) está programando para este ano de 2016 uma série de ações aos servidores, entre elas palestras, atendimentos de saúde e parcerias voltadas ao oferecimento de cultura, desporto e lazer.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as iniciativas integram o “Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul” e têm como foco a qualidade de vida no trabalho, sendo coordenadas pela Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo de Apoio Psicossocial ao Servidor.

Levantamento realizado pelo núcleo, com base em informações da Junta Médica do Estado, apontou que somente no ano passado ocorreram 747 afastamentos de agentes penitenciários pelos mais variados problemas de saúde física ou mental, gerando algumas readaptações e até mesmo aposentadorias. “É uma realidade que se dá principalmente pelo estresse da profissão e por efeitos da prisionização, mas precisamos enfrentar essa questão de frente”, destaca Stropa.

Dentro dessa proposta, já está sendo estruturado um espaço nas dependências da Escola Penitenciária, para os atendimentos psicossociais individuais e/ou em grupo, nos períodos matutino e vespertino. “A intenção é possibilitar mais comodidade e atenção a um maior número de servidores”, afirma o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker, responsável por coordenar os trabalhos.

Rosenacker ressalta, ainda, que o setor psicossocial vem passando por várias transformações, no sentido de buscar novas ações e melhorar os acompanhamentos aos servidores e seus familiares diretos. Atualmente, aponta o dirigente, a equipe é formada por uma assistente social e quatro psicólogas, e tem se destacado no desenvolvimento de iniciativas. “A melhoria na qualidade de vida do servidor, consequentemente, reflete diretamente também na qualidade do trabalho”, conclui.

De acordo com a chefe do Núcleo de Apoio Psicossocial ao Servidor, Maria Roseneusa dos Santos Oliveira, já está sendo definido um “cronograma de visitas”, que a equipe do setor realizará em todas as unidades da capital e interior do Estado. “Iremos difundir as novas ações e observar as necessidades de demais atendimentos e possíveis encaminhamentos aos nossos servidores”, explica.

Também está sendo instituído o “Programa de desaceleração dos servidores em processo de aposentaria da Agepen/MS”, objetivando levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

Parcerias

Visando o melhor acesso dos servidores penitenciários a programações esportivas, culturais e de lazer, a agência penitenciária também está firmando um contrato de “Parceria Institucional” com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que possibilitará aos servidores da Capital, Três Lagoas, Dourados, Corumbá e, em breve, de Aquidauana, a serem “Usuários Parceiros”, podendo usufruir, com descontos especiais nas taxas, de toda a parte de educação regular, esportes, academia, restaurante, cinema, teatros infantis e adultos e demais realizações da instituição, benefícios estendidos também aos familiares diretos.

Outra novidade é a parceria com a VIVO Telecomunicações e produtores de shows e teatros, que trazem os espetáculos mais importantes para o Estado. “Estaremos recebendo uma cota de ingressos com descontos parciais ou gratuitos, que distribuiremos entre os servidores que se dirigirem ao Núcleo, demonstrando interesse, conforme critérios que iremos estabelecer”, informa a chefe do Núcleo de Apoio Psicossocial ao Servidor da Agepen, destacando que tudo será amplamente divulgado junto aos agentes penitenciários.

Atividades em março

Já está programada para o dia 17 a palestra com o tema “Psicopatia”, destinada aos servidores das unidades prisionais do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, na Capital.

No dia 22, acontece a palestra sobre oProtagonismo das Mulheres”, na Escola Penitenciária (Espen), para servidores da Capital de ambos os sexos, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Já no dia 31, será realizado, das 8 às 12 horas, o “I Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS”. Estão sendo convidados todos os servidores penitenciários aposentados, com o propósito de fortalecer vínculos e facilitar o acesso deles a atividades de manutenção da qualidade de vida.

Mais Ações

Paralelamente às ações da Agepen, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está instituindo um programa de atendimentos voltados para a saúde mental dos servidores da Segurança Pública do Estado.

 A Secretaria de Administração e Desburocratização do Estado (SAD), através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (SUDESP), em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), também irá implantar um calendário anual de programas e ações que acontecerão em parcerias com todas as secretarias do Estado para oferecer melhorias na “qualidade de vida pessoal e consequentemente profissional dos servidores em geral”.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.