Com foco na qualificação de servidores, Espen inicia curso específico para Central de Alvarás da Agepen

Categoria: Capacitação | Publicado: segunda-feira, junho 10, 2019 as 10:41 | Voltar

Campo Grande (MS) – Dentro do processo de capacitação dos servidores, a Escola Penitenciária (Espen) acaba de iniciar mais um curso. Desta vez, o foco é na Central de Alvarás da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A abertura foi realizada nesta segunda-feira (10.6) e conta com 62 servidores inscritos, da capital e interior.

Com carga horária de 20 horas, a qualificação será ministrada por servidores penitenciários de carreira com experiência na área, além de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual e da Justiça Federal.

Guedes destaca que a Espen visa agregar conhecimento e oferecer suporte de trabalho a todos os servidores.

De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o projeto da escola é oportunizar qualificação dos servidores de todas as áreas da Agepen. “Sempre houve muita busca por parte dos servidores para auxílio no desenvolvimento das atividades da Central de Alvarás e, na seleção dos professores, tivemos a preocupação em buscar profissionais com conhecimento e envergadura para desenvolver esses conteúdos, que são bem complexos”, destacou.

Guedes ainda explica que o curso é direcionado para quem já trabalha na Central, assim como, servidores que tenham perfil para atuar na área ou que necessitem incorporar esses conhecimentos mais técnicos. “O objetivo da Espen é sempre trabalhar agregando conhecimento, atualização, dando um suporte de trabalho para nossos colegas que estão nas unidades penais e em diferentes setores”, complementou.

Oficialmente instituída em 2015, por meio de parceria entre a agência penitenciária e o Tribunal de Justiça, a Central de Alvarás é responsável pela consulta processual para efetivação dos benefícios legais, como alvará de soltura, progressão de regime ao semiaberto e aberto, livramento condicional e saídas temporárias para tratamento de saúde dos custodiados de várias unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Segundo a coordenadora da Central de Alvarás, agente Adriana Bimbato Borges, essa é a primeira vez que está sendo realizada uma capacitação específica após a consolidação do setor. “A formação dos servidores é essencial e de extrema importância para o desempenho do trabalho, além de possibilitar uma preparação de novos servidores para atuar no setor, que exige um conhecimento muito técnico e preciso”, informou Adriana.

A qualificação será totalmente presencial e acontece até quarta-feira (12.6), com aulas nos períodos matutino e noturno. Após a conclusão do curso, os servidores penitenciários receberão certificados.

Também estiveram presentes na abertura diretores de unidades penais, Ricardo Teixeira, Alírio Francisco do Carmo, Francisco Sanábria e servidores da Escola Penitenciária.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.