Com o ponto facultativo, órgãos estaduais não funcionarão na véspera da sexta-feira Santa

Categoria: Servidor | Publicado: quinta-feira, abril 1, 2021 as 10:13 | Voltar

Considerando a Sexta-feira Santa, o governador Reinaldo Azambuja declarou ponto facultativo nesta quinta-feira (1), véspera da data em que os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. O decreto foi publicado no último dia 18 de março.

De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sexta-feira Santa é um feriado federal que se realiza na semana santa. Ela varia a cada ano, pois acontece no fim da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

A data se insere no tríduo pascal, em que se realizam as últimas celebrações da semana santa. O tríduo pascal tem início na quinta-feira santa à noite e termina no domingo de Páscoa, em que se comemora a ressurreição de Jesus.

O Decreto do ponto facultativo em Mato Grosso do Sul no dia 1º de abril vale para os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo.

A exceção é para as unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Confira aqui o decreto publicado no dia 18 de março de 2021.

Com informações da Subcom.

Foto: Saul Schramm

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.