Com o objetivo de debater o uso de álcool e outros tipos de drogas entre a população idosa e as pessoas com deficiência, o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul (CEAD/MS), realiza em parceria com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, o I Webinário Temático: “A Vulnerabilidade de populações específicas ao uso de álcool e outras drogas: Pessoas com Deficiências e Pessoas Idosas”. O evento será transmitido ao vivo pelas páginas do Facebook do CEAD e das Subsecretarias.
A abertura oficial será nesta segunda-feira (08), a partir das 18h, com a realização de duas palestras. A primeira debatendo a importância da educação e do esporte para pessoas com deficiência frente aos desafios e perspectivas da prevenção às drogas, ministrada pelo atleta paraolímpico Yeltsin Jacques, e a segunda com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED do Ministério Cidadania, o médico Quirino Cordeiro Júnior.
O evento segue até a próxima sexta-feira (12), com painéis temáticos envolvendo profissionais e demais órgãos governamentais, do sistema de justiça e da sociedade civil.
A psicóloga da Agepen Viviana Cristina Parizzoto Rezende participa do painel 5, que aborda o envolvimento ilícito com substâncias psicoativas de pessoas com deficiência e pessoas idosas: detenção, reclusão e ressocialização. Viviana atua no Instituto Penal de Campo Grande e possui mestrado em Psicologia, com atuação com grupos de enfrentamento à dependência química na execução penal.
Confira a programação:
09.11 – Terça-feira
09h – Painel 1. A Educação e o Esporte enquanto fatores de proteção e valorização da vida na prevenção às drogas entre Pessoas com Deficiência
18h – Painel 2. O uso abusivo de álcool e outras drogas entre Pessoas Idosas e o acesso aos programas de prevenção, tratamento e reinserção social
10.11 – Quarta-feira
09h – Painel 3. Políticas Públicas sobre drogas e o acesso das Pessoas com Deficiência aos programas de prevenção, cuidados, tratamentos, estudos e pesquisas sobre o uso de drogas, como uma questão de Saúde Pública e de Direitos Humanos.
18h – Painel 4. Na linha do tempo: da Prevenção e das Consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas para as Pessoas com Deficiência.
11.11 – Quinta-feira
9h – Painel 5. O envolvimento ilícito com substâncias psicoativas de Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas: detenção, reclusão e ressocialização.
18h – Painel 6. A Realidade Invisível – de Estudos e Pesquisas sobre o uso de álcool e outras drogas de Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas.
12.11 – Sexta-feira
09h – Painel 7. Mobilidade e Acessibilidade e a Prevenção às drogas para Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas
SERVIÇO:
08.11
18h – Abertura
I Webnário Temático: “A Vulnerabilidade de populações específicas ao uso de álcool e outras drogas: Pessoas com Deficiências e Pessoas Idosas”
Transmissão: https://www.facebook.com/SubsPessoaIdosa e https://www.facebook.com/subpcdms
Com informações da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura.