Com tecnologia de ponta, novo setor de videomonitoramento é inaugurado na PED

Categoria: Infraestrutura, Sistema Penitenciário | Publicado: quinta-feira, dezembro 12, 2019 as 08:50 | Voltar

Dourados (MS) – Com instalação de câmeras de alta performance, a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) agora conta com novo setor de videomonitoramento, proporcionando mais segurança ao local e melhores condições de trabalho aos servidores penitenciários. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (11.12), que também inaugurou a nova área de apoio ao visitante da unidade penal.

Foram instaladas novas câmeras, entre elas algumas do modelo speed domes, de grande flexibilidade e alcance, além de uma televisão de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente. O novo sistema de monitoramento por câmeras foi implantado em uma sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe.

Destacando as diversas melhorias já realizadas na penitenciária, o diretor Antônio José dos Santos, citou a construção do alojamento feminino; a pintura da unidade penal com as cores oficiais; cobertura do estacionamento das motos e veículos oficiais; reforma e ampliação do alojamento masculino; e reforma do refeitório para servidores e da cozinha.

Diretor Antônio José dos Santos destacou várias melhorias realizadas na unidade penal.

Além disso, informou que também foram adquiridos dois quadros novos para os geradores de energia elétrica com tecnologia moderna; ampliação da iluminação interna e externa e troca por lâmpadas econômicas de LED; construção de casas do canil; entre outras realizações.

“Tudo graças ao empenho de cada um dos servidores e com apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB/MS, entre outros colaboradores. Temos vários desafios e projetos a serem concluídos como a ampliação da sala de videoaudiências para atender melhor as demandas da unidade penal, reforma da padaria e o que for surgindo na parte de manutenção”, informou.

O diretor agradeceu, ainda, as empresas parceiras que contribuem no oferecimento de ocupação produtiva aos reeducandos. Segundo ele, nos últimos dois anos o número de internos trabalhando quase dobrou, passando de 401 para 771 presos exercendo algum tipo de trabalho dentro da unidade penal graças às parcerias firmadas.

Presente no evento, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, destacou a dedicação dos servidores para a humanização da pena e melhoria da segurança pública. “O maior bem que a instituição possui são os agentes e graças ao empenho de todos temos sido referência nacional em grandes ações, como também é o caso do monitoramento por tornozeleira eletrônica, que servirá de modelo para implantação em outros Estados”, disse, agradecendo o apoio de todos os colaboradores.

Para a construção da sala e aquisição dos equipamentos foram investidos cerca de R$ 110 mil, com recursos próprios, e anuência do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Já na área de apoio ao visitante, com 150 metros quadrados, foram investidos R$ 40 mil.

Durante o evento, foi feita uma apresentação da orquestra formada por reeducandos da PED.

Durante o evento, foi feita uma apresentação da orquestra formada por reeducandos da PED que participam do curso de Música e Instrumentos Musicais, oferecido pela Igreja Congregação Cristã do Brasil, uma das instituições credenciadas para assistência religiosa na unidade.

Em discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Dourados (OAB/MS), Alexandre Mantovani, parabenizou a iniciativa da unidade prisional pela busca constante de otimização e mecanismos tecnológicos para aprimorar a segurança local. “Esses recursos são necessários, principalmente nos tempos de hoje, além disso, o monitoramento por câmeras fomenta a mão de obra humana, oferecendo melhores condições de trabalho aos agentes que acabam tendo mais dedicação aos outros setores, e o sistema que reforça a dignidade da pessoa humana para a família desses apenados durante as visitas”, afirmou.

O promotor de justiça, Juliano Albuquerque, ressaltou a importância de mostrar à sociedade os bons projetos que existem nos presídios, para que a população entenda que também é lugar de coisas boas. “Essas obras aqui inauguradas representam melhores condições de trabalho aos servidores, uma vez que o videomonitoramento é um instrumento essencial para vistoriar a unidade toda em tempo real, garantindo mais segurança à população em geral”, reforçou.

Também participaram do evento, o diretor do presídio masculino de regime semiaberto e aberto de Dourados, José Nicácio do Nascimento; diretor do Patronato Penitenciário de Dourados, Mário Sérgio Santos de Andrade; diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, Lígia Maria Asato Dorta; diretor do Estabelecimento Penal de Caarapó, João José Rauber; diretor do Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, em substituição legal Alex Sandro Torres Oliveira.

Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira.

Fotos: Keila Oliveira

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.