São Gabriel do Oeste (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste participaram de palestra sobre “dependências químicas (álcool e drogas) lícitas e ilícitas”, como parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A palestra foi ministrada pelo representante dos alcoólicos anônimos Jorge Dias de Oliveira, com participação da equipe de Saúde: médica Mariana Casagranda Camargo e enfermeira Letícia Martelli. O evento contou com a participação de 25 internas.
A ação integra o “Projeto Unificado para o Enfrentamento da Dependência Química no Ambiente de Cárcere” da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Promoção Social.
O palestrante enfatizou os danos causados pelo álcool e pelas drogas e seus aditivos; o uso excessivo ou indevido de medicação que danifica o organismo, bem como, orientação para a libertação dos vícios. “O primeiro passo é ter fé em Deus, força de vontade de se libertar e se afastar das pessoas que fazem parte deste meio, perceber o sofrimento que isso traz para a família e ressaltando a importância da família para a superação”, disse às custodiadas.
Ele também testemunhou sobre seu tratamento como dependente químico desde 1992. “Mas permaneço atento, pois, ainda não me sento totalmente curado, portanto, o cuidado é constante”, revelou.
Em discurso, o diretor do presídio, Albino Gonçalves Lima Júnior, agradeceu ao palestrante e a presença e colaboração dos organizadores, parceiros, bem como, de todos os servidores da unidade.
Logo após a palestra houve um lanche para as reeducandas, com cachorro-quente e refrigerante.
Servidoras
Também em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, servidoras do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste tiveram um café da manhã diferenciado, como forma de agradecimento e valorização das profissionais.
“Esta homenagem às mulheres é uma forma demonstrar e agradecer a todas as servidoras da área de Segurança e Custódia, Administração e Finanças, Assistência e Perícia, professoras, colaboradoras do setor saúde e procuradora pelos serviços prestados com carinho, respeito e dedicação, enfim, dizer que a mulher dia a dia com garra conquista seu espaço e são merecedoras”, disse.
Colaborou Marli Maurício, do EPFSGO.