Conheça os candidatos a membro do Conselho de Administração Penitenciária; eleição acontece nesta terça-feira

Categoria: Eleição CAP | Publicado: segunda-feira, dezembro 6, 2021 as 10:25 | Voltar

Acontece nesta terça-feira, 7 de dezembro, das 8 às 16 horas, a eleição para a escolha dos membros do Conselho de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (CAP), para o biênio 2021/2022. No total, seis candidatos estão concorrendo nas suas respectivas áreas de atuação. Será eleito um representante de cada área e o segundo colocado fica como suplente.

O CAP é órgão de deliberação coletiva integrante da estrutura básica da Agepen e tem por finalidade o acompanhamento do cumprimento dos mandamentos institucionais das atividades vinculadas à carreira Segurança Penitenciária. Entre as suas atribuições está: propor normas relativas à utilização de novas técnicas e métodos de aperfeiçoamento na Agepen e pronunciar-se nos processos de promoções na carreira penitenciária.

Confira abaixo quem são os candidatos. As fotos e informações foram enviadas livremente por cada candidato, conforme contato realizado pela comissão eleitoral. A lista está disponibilizada por área de atuação e em ordem alfabética.

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Luciana Pereira de Lima, admitida em 25/10/2001, da área de administração e finanças, já desempenhou suas atribuições no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” nos períodos de 2001 a 2004 e de 2012 a 2016, na Diretoria de Operações no período de 2004 a 2006, na Corregedoria-Geral no período de 2016 a 2018 e, atualmente, é responsável pelo Núcleo de Assistência de Pessoal, Benefícios e Folha de Pagamento desde maio de 2018. É graduada em Ciências Jurídicas e pós-graduada em Direito do Estado e das Relações Sociais, em Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário e em Gestão Prisional e Administração Penitenciária.

“Como conselheira, pretendo dar cumprimento às previsões instituídas na Lei 2.518/2002 do CAP no sentido de acompanhar o cumprimento dos mandamentos institucionais das atividades vinculadas à carreira penitenciária, receber e dar andamento em propostas de elogios, propor normas relativas à utilização de novas técnicas e métodos visando ao aperfeiçoamento e eficiência da instituição, pronunciar em processos de promoções na carreira, emitir pareceres nos procedimentos disciplinares e nos recursos inerentes, dentre outras atribuições pertinentes ao mandato”.

 

Maria Antônia de Souza Belchior - Data de admissão na área de Administração e Finanças em 06/04/2005. Formação em Comunicação Social e Pós-Graduação em Tratamento Penal e Administração Penitenciária.

Acompanhando o desenvolvimento da carreira, participando ativamente das lutas da categoria por melhorias no trabalho e na valorização da mesma, junto ao Governo do Estado.

Durante esse tempo, trabalhei na Unidade Assistencial Patronato Penitenciário de Campo Grande, após, na Divisão de Promoção Social e na Divisão de Compras e Suprimentos por seis anos, e estando à frente como chefe do Núcleo de Compras por três anos. Atualmente desempenhando a função de Administração e Finanças na Diretoria de Operações.

Com objetivo de acompanhar e de auxiliar nas decisões do Conselho de Administração Penitenciária, quanto aos elogios funcionais dos servidores, bem como em relação a reabilitação funcional dos mesmos, e subsidiando em decisões de promoção funcional e de aperfeiçoamento e melhoria da Instituição, coloco meu nome à disposição da Agência para projetá-la no contexto da Justiça e da paz social no Estado de Mato Grosso do Sul, junto às forças policiais parceiras”.

ASSISTÊNCIA E PERÍCIA

Elaine Alencar Cecci – Atua no sistema desde 1994, inicialmente no Centro de Triagem Anízio Lima. Em 2001, após concurso público, na área de segurança e custódia, trabalhou no EPFIIZ. Em 2002 assumiu concurso na área de assistência e perícia, como psicóloga, atuou no IPCG e Ptran, até o ano de 2017, quando assumiu a chefia da Divisão de Trabalho Prisional. Pós-graduada em Administração Penitenciária e Gerenciamento de Crises.

Esteve à frente de diversos projetos dentre eles a Feira artesão livre classificado no prêmio nacional de inovações do ministério público.  Fabricação de equipamentos de segurança em tempos de pandemia, um dos vencedores no prêmio de práticas inovadoras de sucesso em 2020.  Participação em dezenas de simpósios inclusive certificada como palestrante do departamento penitenciário nacional.

“Pretendo utilizar a experiência adquirida em mais de 20 anos no sistema prisional para contribuir com decisões justas que tragam crescimento às atividades profissionais”.

 

Helaine G. S. Barros Ton    – Formada em “Psicologia”, tornou-se “Especialista em Psicologia e Laudos Forense” em 2001. Pós-graduada em “Tratamento Penal e Administração Penitenciária” e Pós-graduada em “Inteligência e Contra inteligência em Segurança Pública”.

Servidora do Sistema Penitenciário há 22 anos. Ingressou na carreira como segurança e custódia, contratada. Iniciou seus trabalhos como psicóloga no COC – Centro de Observação Criminológica, trabalhou, ainda, no EPJFC, Casa do Albergado, CT, PTRAN e Patronato Penitenciário, sendo que neste último, foi diretora por 4 anos. Foi chefe de Contrainteligência da GISP, e será a Coordenadora da Central Integrada de Alternativas Penais da cidade e Campo Grande. Atuou também por três vezes como membro da Comissão de Aptidão e Conduta da Academia de Polícia Civil, e foi Instrutora do CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – PM/MS.

“Caros colegas, me coloco a disposição para a votação como membro do Conselho de Administração Penitenciária, representando a área de Assistência e Perícia, e caso eleita, pretendo trabalhar com isonomia e transparência, buscando contribuir com o cumprimento dos mandamentos institucionais, o aperfeiçoamento institucional e eficiência do nosso trabalho. Espero poder contar com a ajuda de vocês e que juntos possamos deixar a nossa agência cada vez melhor”.

 

SEGURANÇA E CUSTÓDIA

Evandro Luiz Mota de Oliveira

Tem 20 anos de serviço na AGEPEN. Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Prisional. Trabalhou em várias unidades da capital, atuando, entre outras funções, como chefe de equipe, chefe do Setor de Trabalho e Chefe de Segurança. Hoje está no comando do Grupamento de Escolta Penitenciária - GEP.

“Quero compor o CAP para poder auxiliar nas tomadas de decisões, principalmente agora neste momento tão importante da transformação da nossa carreira em Policiais Penais”.

 

Vinicius Saraiva de Oliveira

13 anos de sistema penitenciário na área de Segurança e Custódia, dentre eles todos na Penitenciária Jair Ferreira de Carvalho, formado em História e Educação Física desenvolvendo durante esse tempo projetos dentro da instituição dentre eles o “Arte com Pneus” que proporciona a educação infantil parques de pneus confeccionados e instalados por apenados.

“Desejo de contribuir e promover debates que estimulem a prática da tomada de decisões em grupo, oportunizando um diálogo transparente e utilizando minha vivência para colaborar de maneira eficiente em tomadas de decisões que demandem entendimento prático e sistêmico”.

 

 

 

 

 

Locais de Votação

Para descobrir quais os locais específicos de votação, acesse a página do CAP, disponível na aba Institucional do site da Agepen (clique aqui).

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.