Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
AGEPEN
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • Quem Somos
      • Organização Pública, Sigla e Negócio
      • Missão
      • Visão
      • Valores
      • Lema
      • Base Legal
      • Histórico
    • Símbolos
      • Oração do Servidor Penitenciário
      • Canção
      • Bandeira
      • Logomarca
    • Diretor-Presidente
    • Galeria Ex-Diretores
      • 1979 a 2000
      • A partir de 2000
    • Conselho de Administração Penitenciária
    • Agenda
    • Legislação
    • Prestação de Contas
    • PCA-2025
  • Serviços
  • Programas e Projetos
    • Escola Penitenciária
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Unidades Penais
    • Patronatos
    • Contatos
    • Endereços Eletrônicos
‹ Voltar

Conheça os candidatos a membro do Conselho de Administração Penitenciária; eleição acontece na próxima semana

  • 16 maio 2025
  • Categorias:Eleição CAP
  • Compartilhar:

Acontece na próxima sexta-feira, 23 de maio, das 8h às 16 horas, a eleição para a escolha dos membros do Conselho de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (CAP), para o biênio 2025/2026. No total, onze candidatos estão na disputa. O novo processo eleitoral será realizado por votação secreta e direta, pelos servidores em efetivo exercício no Estado, permitindo que cada policial penal vote em um único candidato. Serão eleitos os três candidatos mais votados. Em caso de empate, o critério de desempate será a antiguidade na carreira.

O CAP é órgão de deliberação coletiva integrante da estrutura básica da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e tem por finalidade o acompanhamento do cumprimento dos mandamentos institucionais das atividades vinculadas à carreira Segurança Penitenciária. Entre as suas atribuições está: propor normas relativas à utilização de novas técnicas e métodos de aperfeiçoamento na Agepen e pronunciar-se nos processos de promoções na carreira penitenciária.

Confira abaixo quem são os candidatos. As fotos e informações foram enviadas livremente por cada candidato, conforme contato realizado pela comissão eleitoral. A lista está disponibilizada por ordem alfabética.

Adriano de Souza

Adriano de Souza, 37 anos, admitido no sistema penitenciário em 2022, lotado atualmente na PSMN (Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí), casado, pai do Lorenzo, formado em Geografia e tornou- se Especialista em educação especial em 2018. Pós-graduado em “Gestão penitenciário e Inteligência Policial”.

“Caros colegas, me coloco à disposição para o cargo de conselheiro penitenciário em busca de uma representatividade real de quem vive o sistema. Como policial penal, conheço de perto os desafios e necessidades do sistema prisional. Defendo a categoria com propriedade e compromisso. Quero ser uma voz ativa na valorização dos profissionais da segurança penal. Meu compromisso é com a humanização e eficiência do sistema. Acredito que é possível conciliar segurança, disciplina e dignidade no cumprimento da pena. Quem vive o sistema, sabe o que precisa mudar.”

Altamir do Vale

Altamir Aparecido Canavarros do Vale (VALE), admitido em 2019, já atuou no CPAIG (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira), GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária), COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e atualmente está no GAFIP (Grupamento de Ações de Fiscalização Penitenciária) da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual na capital.

“Essa experiência me deu uma visão completa do nosso sistema. Quero um Conselho atuante, um canal para aprimorar nosso serviço, sugerir melhorias e construir um ambiente de trabalho mais justo e eficiente. No dia da eleição, vote VALE para o Conselho. Faça valer seu voto com o VALE!”.

 Clemente Morata Hernandes Júnior (MORATA), admitido em 22/07/2022. Já desempenhou atribuições na PEMRFG I (Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I) entre 2022 e 2023. Em 2023, foi para o GEP-CG (Grupamento de Escolta Penitenciária de Campo Grande), onde atua até o presente momento.

No Grupamento, atua na área operacional, exercendo a função de escoltante. Em um certo período, mesmo com pouca experiência, assumiu a função de chefe de equipe, o que foi fundamental para que a compreensão, na prática, dos desafios de liderar pessoas.

Clemente Morata

Graduado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, mas foi na Polícia Penal que encontrou sua verdadeira vocação. Apesar de todas as dificuldades inerentes à profissão e ao sistema, ama ser Policial Penal.

 “Hop, pessoal! Me coloco à disposição para a votação como membro do Conselho de Administração Penitenciária. Caso seja eleito, quero atuar com transparência e equilíbrio, sempre buscando contribuir para o fortalecimento da nossa instituição e a melhoria do nosso trabalho, pois acredito que ainda temos muito a evoluir. Sei que tenho pouco tempo de instrução e que ainda preciso aprender bastante, mas também sei que a nossa turma foi uma das grandes responsáveis por mudanças significativas no sistema. Por isso, conto com o apoio de vocês para que, juntos, possamos fazer a nossa polícia evoluir cada vez mais”.

Cleuza de Oliveira

Cleuza Barbosa de Oliveira, com 25 anos de experiência em cargo público, sendo 10 anos na educação e 15 anos na instituição penitenciária, está comprometida em contribuir para o avanço e crescimento institucional.

“É com honra que me apresento como candidata para compor o Conselho de Administração Penitenciária da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul. Agradeço a Deus por essa oportunidade e me comprometo a atuar nas demandas do CAP com empenho e dedicação. Estou determinada a trabalhar em prol do sistema penitenciário, prezando sempre pelo progresso e melhoria contínua. Estou à disposição para contribuir com minha experiência e conhecimento em benefício da instituição e da carreira.”

Danieli Tinoco de Aquino, atua no Sistema Penitenciário de MS desde 23/10/2019. Desempenhou suas funções no presídio de Ivinhema de 2020 a 2022, atuou nas audiências de custódia da CPAC (Central Provisória de Audiência de Custódia de Campo Grande) e desde 2023 exerce suas funções no Núcleo de Folha de Pagamento da Agepen.

Danieli Tinoco

É graduada em Administração e especialista em Gestão do Sistema Prisional, tendo trabalhado em diversos projetos. Também tem formação em “Justiça Restaurativa” pela Justiça Federal, exercendo a função de facilitadora em processos judiciais. É acadêmica do curso de Direito e possui artigos publicados na área do sistema prisional.

 “Como conselheira, quero dar cumprimento às previsões instituídas em lei específica do CAP com intuito de se fazer cumprir os mandamentos institucionais das atividades inerentes a carreira penitenciária, receber e analisar propostas de elogio à servidores, emitir pareceres nos procedimentos disciplinares, pronunciar-me em processos de promoção funcional, dentre outras demandas inerentes à função, buscando celeridade, dinamismo e responsabilidade, visando o desenvolvimento da carreira de Policial Penal com excelência”.

Dejair Santana Junior, iniciei sua trajetória na Agepen em 2001, no Estabelecimento Penal de Corumbá. Naquele tempo, o concurso exigia apenas o ensino médio completo. Com o passar dos anos, percebeu a importância de se qualificar ainda mais para desempenhar sua função com excelência.

Em 2011, se formou em Administração pela Universidade Anhanguera. Posteriormente, entre 2015 e 2020, cursou Direito, ampliando seus conhecimentos, principalmente na área em que atua. Também concluiu especializações voltadas ao Direito, o que tem sido fundamental para lidar com as questões técnicas e legais do sistema penitenciário com mais segurança e responsabilidade.

Dejair Santana

Profissionalmente, possui vasta experiência em unidades de regime fechado. Atuou como chefe de equipe e auxiliar em diversas unidades, como o IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), Ptran (Presídio de Trânsito), presídio de segurança máxima da capital e CPAIG (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira). Teve ainda uma breve passagem pelo GEP (Grupamento de Escolta Penitenciária), onde chefiou a equipe Delta. Durante dois anos, exerceu a função de chefe de segurança da Gameleira 1. Atualmente, integra o GAFIP (Grupamento de Ações de fiscalização Penitenciária) em Campo Grande, realizando escoltas e cumprindo ordens judiciais, como regressões e mandados de prisão.

“Toda essa formação e experiência são reflexo do meu comprometimento em evoluir constantemente, tanto como servidor quanto como cidadão. Diante dessa trajetória e do compromisso que sempre mantive com a instituição, coloco meu nome à disposição para integrar o Conselho de Administração Penitenciária. Meu objetivo é contribuir de forma ainda mais efetiva para o fortalecimento e aprimoramento do nosso sistema prisional. Sigo firme na missão de servir com responsabilidade, ética e profissionalismo”.

 Dirceu Belmar Monis, ingressou na carreira penitenciária em 02 de 02 de 2005. Já trabalhou no Estabelecimento Penal de Paranaíba, na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, no Comando de Operações Penitenciárias e como comandante na Central Provisória de Audiência de Custódia de Campo Grande.

Dirceu Belmar

Ao longo de 20 anos de dedicação ao sistema prisional, adquiriu conhecimento prático e sensível às realidades da rotina prisional. E atualmente atua como chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais.

“Quero fazer parte do Conselho de Administração Penitenciária porque acredito na força da nossa categoria e no potencial de transformação que esse momento representa para todos nós, policiais penais. Vivemos um momento histórico de transformação e consolidação da Polícia Penal, e acredito que decisões justas, pautadas na valorização profissional e na construção coletiva, são fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais digno, eficiente e respeitoso. Quero colaborar para que o CAP seja um espaço de diálogo, progresso e comprometimento com o futuro da nossa instituição”.

 Jean Carlos da Silva Cunha, Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Inteligência Policial, em Gestão de Segurança Pública, e em Direito Administrativo.

Servidor penitenciário há mais de dez anos, Jean foi lotado inicialmente no EPJFC (Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho), onde atuou como plantonista, auxiliar do chefe de equipe, chefe do setor jurídico e relator do conselho disciplinar.

Jean Carlos Cunha

Também atuou na GISP (Gerência de Inteligência), na Corregedoria-Geral e foi assessor da DOP (Diretoria de Operações), de 2020 até 2023, quando assumiu a direção do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, função que exerce atualmente.

Jean integrou a comissão de regulamentação e estruturação da Polícia Penal, a Comissão de Padronização do Uniforme e a Comissão de atualização do Regimento Interno Básico das Unidades Prisionais – RIBUP.

“Caros colegas, coloco-me à disposição para integrar o nosso Conselho de Administração, onde pretendo utilizar meu conhecimento e experiência para contribuir para o nosso aperfeiçoamento institucional. Quero colaborar para que sejam tomadas decisões justas e condizentes com nossa realidade, e cooperar com a valorização e o fortalecimento da Polícia Penal.

 Minhas lotações anteriores me permitiram conhecer quase todas as Unidades Penais do Estado. Trabalhei na “máxima” da capital, em unidades administrativas estratégicas, e hoje estou como diretor no interior. Conheço muito bem a realidade do nosso trabalho e – com humildade e com a ajuda de Deus – acredito que poderei contribuir, juntamente aos demais colegas, para o aprimoramento da nossa instituição. Conto com vocês.”

 Leoney Martins Duarte Barbosa, formado em Geografia pela UFMS (2003), tornou-se “Especialista em Tratamento Penal e Administração Penitenciária” pela Universidade Uniderp, em 2007, além de outras especializações na área de humanas.

Leoney Barbosa

Servidor do Sistema Penitenciário há 20 anos, ingressou na carreira em janeiro de 2005, iniciando suas atividades em unidades prisionais de Aquidauana. Em Campo Grande, desenvolveu atividades como analista de inteligência na GISP, de 2009 a 2018; no EPJFC como chefe de segurança e chefe de equipe em períodos entre os anos de 2018 a 2020; na Diretoria de Operações como assessor, de 2020 a 2022; diretor-adjunto da Gameleira 2 (em 2021); diretor interino da unidade penal de Nova Andradina (em 2021); chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais em 2023; diretor da unidade penal de Rio Brilhante, entre 2023 e 2024.

Participou ativamente de regulamentações das atividades de escolta e guarda externa de unidades prisionais da Agepen, assim como intervenções em unidades penais, tais como a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), entre fevereiro e março do corrente ano. Atualmente, é diretor do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande).

Lileia Leite

Liléia Souza Leite, admitida em 14/06/2017, policial penal oriunda da área de Assistência e Perícia, graduada e Mestra em Psicologia pela UFMS. Atuou inicialmente no Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina e por sete anos desempenhou suas atribuições como Psicóloga no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, desenvolvendo e acompanhando diversos projetos contemplando o Tratamento Penal e Saúde Mental. Atuando, no momento, na chefia da Divisão de Assistência à Saúde Prisional.

“Caros policiais penais, comunico meu comprometimento para o fortalecimento da carreira com ações de valorização dos servidores e empenho nas tomadas de decisões assertivas para o desenvolvimento de competências institucionais e de conhecimento e habilidades em prol dos servidores”.

 Marcelo de Albuquerque Melo, formado em Administração e Logística, se especializou em Gestão Prisional e Educação no Sistema Penitenciário, pilares que fundamentam sua visão estratégica nas áreas cruciais para gestão penitenciária e políticas prisionais.

Marcelo Melo

Ao longo da carreira, teve a oportunidade de vivenciar diversas realidades e desafios dentro do sistema. Iniciou sua jornada na Penitenciária Estadual de Dourados. Posteriormente, integrou o Grupamento de Escoltas Penitenciários em Corumbá. Atualmente, exerce a função de chefe do Setor de Trabalho no Estabelecimento Penal de Corumbá, onde tem a responsabilidade de promover a reintegração dos internos através de atividades laborais.

Sua experiência abrange ainda outras funções relevantes, como subcomandante de Escoltas e atuação no setor de videoconferência, proporcionando uma visão abrangente das diversas áreas que compõem o sistema penitenciário.

“Com uma trajetória e experiência profissional dedicada ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul, apresento minha candidatura ao cargo de Conselheiro da Administração Penitenciária, onde pretendo contribuir com o acompanhamento, a fiscalização e o auxílio nas decisões do Conselho Penitenciário”.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
AGÊNCIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO
DO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Telefone: (67) 3901-1330
Rua Santa Maria 1307
Bairro Coronel Antonino
Campo Grande - MS
CEP: 79.011-190

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital