Conscientização em presídios garante economia de R$ 367,8 mil aos cofres estaduais

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 9, 2015 as 16:50 | Voltar

Campo Grande (MS) – Uma campanha de conscientização e controle realizada em parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Águas Guariroba já garantiu uma economia de R$ 367.812,34 nos gastos com água em presídios de Campo Grande, no comparativo de maio, mês anterior ao início das ações desenvolvidas, e setembro.

A diminuição de 17,25% nos custos ainda é mais significativa, aponta a Agepen, levando em consideração que nesse período houve um aumento de 8,25% na tarifa de água e um incremento de quase 200 presos.

Os dados foram apresentados durante a entrega simbólica de prêmios a detentas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ) nesta sexta-feira (9), que marcou a comemoração alusiva ao Dia das Crianças, como parte da campanha. Além de premiações referentes a datas comemorativas, a economia de água é incentivada através de apresentações educativas e culturais aos custodiados.

IMG_0169

“Este é um projeto muito relevante para o governo, que tem de buscar a economia do bem público. Dá resultados práticos não apenas financeiros, mas traz uma mudança cultural de preservar esse líquido precioso e o meio ambiente”, avaliou o secretário estadual de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis, que prestigiou o evento.

O secretário destacou que a iniciativa se enquadra no projeto “Governo Eficiente”, que será lançado em Mato Grosso do Sul, buscando evitar desperdícios e reduzir os custeios em geral.  “Volto neste momento para Secretaria de Administração ainda mais motivado com este exemplo da Agepen”, afirmou.

IMG_0160

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, apesar dos números positivos já conquistados, o objetivo é que sejam melhorados, chegando aos 40% até o final deste ano. “Daremos continuidade à essa campanha realizada com essa importante parceira que é a Águas Guariroba. Só temos a agradecer aos diretores e internos das unidades que entenderam a necessidade de diminuir o consumo, possibilitando o sucesso dessa empreitada”, ressaltou.

Para ajudar a atingir a meta, a agência penitenciária e a concessionária firmaram um convênio durante o evento de entrega de prêmios. Conforme o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, a empresa vai disponibilizar uma equipe técnica para fiscalizar e monitorar também as ligações internas das unidades penais de Campo Grande para identificar vazamentos, que são fontes de perdas dentro dos prédios, impactando no consumo.

IMG_0154

No total, 43 bicicletas e 45 brinquedos educativos foram sorteados entre internos e servidores das seis unidades prisionais da Capital envolvidas na campanha, como incentivo à redução no consumo. A reeducanda Adriana Aparecida Miranda, 29 anos, foi uma das sorteadas no EPFIIZ para ganhar uma bicicleta, que pensa em doar para um sobrinho, já que não tem filhos. A interna conta que trabalha na cozinha do presídio e afirma que, junto com suas companheiras, tem tomado várias medidas para a economia de água. “A gente trabalha muito com água por causa dos alimentos, mas sempre fechamos a torneira na hora que não estamos usando”, comenta.

IMG_0183

Outra felizarda foi a custodiada Cristina Valdete Francisco, 34 anos, que ganhou um brinquedo educativo, que será entregue, segundo ela, ao filho de nove anos no próximo dia de visitas. A detenta afirma que é merecedora do prêmio, pois tem tomado muitas medidas para economizar água. “Lavamos roupa apenas uma vez por semana, o banho só durante o tempo suficiente, fechamos a torneira quando estamos escovando os dentes”, informa. Cristina disse acreditar que a nova postura também servirá de exemplo para o filho. “Vou mostrar para ele que o presente que ele ganhou é por que eu estou economizando água”.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.