Corumbá (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” (EPFCAJG), em Corumbá, recebeu a visita do Conselheiro da Embaixada da República do Haiti no Brasil, Jackson Bien-Aimé, juntamente com a Pastoral Carcerária do município.
O objetivo do encontro, realizado nessa quarta-feira (7.3), foi verificar a situação e fornecer apoio para as duas reeducandas haitianas que se encontram custodiadas na unidade penal. Além disso, aproveitou para conhecer e conversar com a direção da unidade penal.
Na oportunidade, o conselheiro Jackson Bien-Aimé relatou que em média 100 haitianos adentraram na cidade de Corumbá, dentre esses, cinco mulheres foram presas, mas no momento apenas duas permanecem no presídio.
Conforme dados estatísticos divulgados em janeiro deste ano pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), existem 167 estrangeiros custodiados nos presídios do estado.
Pelas características fronteiriças, a cidade de Corumbá está entre os municípios com maior número de presos estrangeiros do estado, ao lado de Ponta Porã. Ao todo, 21,55% estão custodiados no município, correspondendo a 36 presos.
Texto: Tatyane Santinoni.
Fotos: Divulgação.