Curso Panorama Teológico une educação e assistência religiosa no Centro de Triagem

Categoria: Ressocialização | Publicado: segunda-feira, novembro 4, 2019 as 06:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – Custodiados do Centro de Triagem Anísio Lima (CT), estão participando do curso “Panorama Teológico", no qual proporciona um estudo bíblico aprofundado, com o objetivo de possibilitar nova consciência aos participantes a partir dos ensinamentos da palavra de Deus. A iniciativa contribui para a ressocialização dos apenados, já que une assistência religiosa e educação, duas diretrizes do tratamento prisional estabelecidas na Lei de Execução Penal (LEP).

A qualificação é oferecida através da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Mato Grosso do Sul (IEAD MS). Ao todo, 14 reeducandos participam da capacitação.

Promovido pelo Instituto Bíblico Alencarino, da IEAD MS, o curso teve início em setembro e prossegue até o dia 11 deste mês. A capacitação é dividida em oito módulos, cada um abordando um foco da Bíblia, são eles: Pentateuco (estudo dos cinco4 primeiros livros do velho testamento); Salmos, Romanos, Seitas; Cristologia; Atos dos Apóstolos e Evangelhos.

Responsável por abordar o estudo sobre os primeiros cinco livros da Bíblia, o pastor Júlio Miranda, explica que o Curso Panorama Teológico foi planejado para todos os que almejam conhecer as escrituras. “É uma forma de mergulhar profundamente na palavra de Deus, deixando a vida da desobediência que levaram às ruínas, conhecendo a verdade”, destacou, durante o encerramento do módulo, realizado no último mês.

Exercendo a Capelania Prisional no complexo penal de Campo Grande desde 2014, o pastor reforçou que “a capacitação ministrada no CT é voltada para os reeducandos “que vivem o desejo de conhecer melhor a Deus para a mudança de vida e de histórias”.

Presente no ato do encerramento do primeiro módulo, o agente Paulo Sérgio Vieira, chefe da Divisão de Estabelecimento Penais (em exercício no período) ressaltou que o curso, na sua formatação, une a religião e a educação teológica, fornecendo aos participantes uma base sólida para melhor compreensão das escrituras sagradas.

“Possibilita maiores subsídios da fé cristã, e de transformação dos cenários desérticos em mananciais de vida para aqueles internos”, destacou Paulo Vieira. “Enfim, uma excelente iniciativa da Igreja Assembleia de Deus Ministério MS, que contribui em larga escala na ressocialização dos custodiados, sob a égide da Agepen, que por ora, cumprem pena do Centro de Triagem”, complementou o agente, que também é pastor, teólogo e psicanalista.

O encerramento contou, ainda, com a participação do chefe da Divisão de Ações de Segurança Custódia – Alírio Francisco do Carmo, que também é pastor evangélico e foi diretor do Centro de Triagem por cerca de quatro anos, entre 2015 e 2019, sendo um dos incentivadores para o curso fosse efetivamente iniciado na unidade penal. Além dele, estiveram presentes a missionária Maristela Campos Ferreira, responsável pelo trabalho de capelania no CT, e a Diaconisa Analú Filgueira Roncaglio Fernandes, secretária do curso.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.