Campo Grande (MS) – No primeiro semestre deste ano, foram realizadas mais de 1,7 mil escoltas totalizando a movimentação de mais de 3,8 mil reeducandos. Os dados fazem parte do balanço de ações divulgado pelo Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que atua como força de reação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Dentre as atividades estão intervenções em unidades penais de Mato Grosso do Sul, transferências de presos em todo o estado e escoltas de saúde de internos da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, na capital.
Conforme o relatório, de janeiro a junho foram realizadas 1.744 escoltas, com 3.838 pessoas privadas de liberdade movimentadas, além de nove intervenções prisionais em unidades penais do estado.
De acordo com o comandante do COPE, policial penal João Bosco Correia, outra importante atribuição do grupo é o recebimento de presos no Aeroporto Internacional de Campo Grande, advindos de diversas localidades do país, inclusive presos de alta periculosidade provenientes de presídios federais.