Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, recebeu, na tarde dessa segunda-feira (9), a visita do presidente Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Mato Grosso do Sul (Sinsap), André Luiz Garcia Santiago. Também estiveram presentes o vice-presidente do sindicato, Lourival Pereira da Mota, e o tesoureiro, João Dimarães Pereira.
O objetivo da visita foi acompanhar as providências que a direção da Agepen vem tomando a respeito da concretização das promoções relativas aos tempos de serviço completados em 31/12/2014 e 31/12/2015. Também foram debatidas a padronização de normas de segurança para todas as unidades penais do Estado e a confecção de alimentação para os servidores.
Durante o encontro, Stropa informou que esteve na manhã de ontem na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e se reuniu com secretário-adjunto, Édio Viegas de Souza, para tratar sobre a mais rápida publicação do decreto de promoção dos 501 servidores que completaram seu interstício em 31/12/2014, “o que deve ocorrer nos próximos dias”.
Quanto às promoções dos servidores que completaram seu interstício aos 31/12/2015, em número de 625, o diretor-presidente esclareceu que todas as providências estão sendo tomadas no sentido de formalizá-las nos próximos 60 dias. “Mas me empenharei para que esse prazo seja reduzido para o mínimo possível”, garantiu.
Relativamente às normas de segurança homogêneas a todas as unidades, o dirigente ressaltou que já havia determinado à Diretoria de Operações que elaborasse uma minuta de procedimentos padronizados para serem adotados nos presídios do Estado todo. “Assim que a minuta for entregue a mim, será nomeada uma comissão para aprimorá-la e, em seguida, enviá-la à todas as unidades para coleta de sugestões”, garantiu, destacando que essas propostas serão colhidas também junto ao Sinsap, que terá um membro atuante.
Já no que se refere à alimentação, Stropa informou que será enviada uma Comunicação Interna a todos os estabelecimentos penais para se obter um diagnóstico de como cada um se adequou após o incidente ocorrido há poucos dias na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital e colher as sugestões dos servidores para aprimoramento e ou adequações do que atualmente ocorre.
Diante dos assuntos discutidos, o presidente do SINSAP-MS se colocou à disposição para colaborar com o sistema no sentido de tudo se tornar realidade e destacou que “é muito importante que as providências ocorram o mais rapidamente possível”.
Para o diretor-presidente da Agepen, a visita da diretoria do sindicato foi muito positiva e produtiva. “O diálogo é primordial para que se construa um sistema penitenciário mais seguro para todos”, destacou.
Também participaram da reunião o diretor de Operações, Reginaldo Francisco Régis, o diretor de Administração e Finanças, Arnold Rosenacker e o chefe de Gabinete, Dumas Torraca Michels.