O diretor-geral, em substituição legal, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Márcio Magno Carvalho Xavier, que também é diretor de Inteligência Penitenciária do órgão federal, realizou uma visita ao diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves. Na pauta do encontro, realizado no gabinete da presidência da Agepen, nesta terça-feira (12.1), projetos desenvolvidos em conjunto, repasses de verbas e ações de inteligência, entre outros assuntos.
A visita foi acompanhada pelo gerente de Inteligência Penitenciária da Agepen, Pedro Paulo Prieto e pelo diretor do Presídio Federal de Campo Grande, Rodrigo Almeida Morel, além de outros representantes do Depen.
Magno – que está substituindo a titular da pasta, Tânia Fogaça – reforçou os projetos destinados a Mato Grosso do Sul, entre eles as obras de ampliação de vagas, que irão contribuir para desafogar o sistema prisional, um dos com a maior proporção entre o número de presos e o total populacional, registrando o dobro da média nacional.
Na oportunidade, o diretor do Presídio Federal fez questão de elogiar os trabalhos realizados pela Agepen na manutenção da segurança e ordem pública. Para o dirigente, apesar de o estado ser um dos que mais ocorrem prisões no Brasil, a agência penitenciária estadual tem conseguido administrar de forma tranquila.
Na opinião do diretor-presidente da Agepen, essa aproximação e atenção do Depen ao Mato Grosso do Sul demonstram a seriedade com que os trabalhos são conduzidos, tanto na manutenção da disciplina e segurança nas unidades prisionais, como no fomento de boas práticas, que fazem do estado referência nacional em várias frentes do sistema penitenciário.