Para verificar a prática operacional e atividades relativas ao sistema prisional, visitas técnicas foram realizadas em Brasília e no Ceará pelo diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, Creone da Conceição Batista, e pelo diretor de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho.
Dentre os locais visitados no Distrito Federal está a Penitenciária Federal de Brasília e o Complexo Prisional da Papuda, além do Grupo de Intervenção Prisional e do estande de tiros.
Durante a visita, os gestores também se reuniram com o diretor de Inteligência Penitenciária da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Sandro Abel Barradas, que destacou o apoio do secretário Rafael Velasco em iniciativas que aproximam e fortalecem o sistema prisional em âmbito nacional.
Para o diretor-geral da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul, esse compartilhamento de informações, bem como, troca de experiências exitosas e desafios na gestão contribui de forma a aproximar as instituições envolvidas e aprimorar o sistema penitenciário como um todo.
Já no Ceará, os gestores visitaram, in loco, unidades penais femininas e masculinas de regime fechado e semiaberto, monitoramento eletrônico, bem como, estrutura voltada aos servidores e o Grupo de Ações Penitenciárias.
Recepcionados pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Luís Mauro Albuquerque Araújo, foi possível compartilhar boas práticas, além de abordar sobre dados e gestão de inteligência.
“Ficamos lisonjeado e agradecidos pela oportunidade das visitas técnicas, em especial ao secretário da Senappen Rafael Velasco e sua equipe, onde certamente vai contribuir para ressignificação de conceitos e na busca em aprimorar o sistema penitenciário de nosso estado”, afirmou o diretor de Operações, Raul Ramalho.
As visitas foram possibilitadas com apoio da Senappen, por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária e da Coordenação de Projetos e Inovação de Inteligência.