Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na noite dessa quinta-feira (9.11), com a “Medalha Coronel PM Adib Massad”. Essa foi a primeira entrega pela Casa de Leis da comenda, instituída no mês de setembro por proposição do deputado Coronel Davi, para destacar profissionais da área, pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.
Para o deputado estadual Coronel David, anfitrião do evento, a condecoração ao diretor-presidente reflete uma homenagem ao trabalho da instituição. “A Agepen é extremamente importante no cenário da Segurança Pública em Mato Grosso do Sul, já que é responsável pela custódia e também pela ressocialização daqueles que tem contra si uma condenação ou aguardam julgamento”, disse. “São profissionais bastante dedicados, e, em face das condições que temos hoje, são verdadeiros heróis, que cumprem as suas missões. Não tenho dúvida que o estão de Mato Grosso do Sul deve muito a esses servidores”, declarou.
O deputado enfatizou, ainda, que o trabalho realizado pelo dirigente é de grande responsabilidade e tem sido exemplar. “Fiquei muito feliz pela indicação e não tenho dúvida que ele serve de parâmetro e exemplo para todos os servidores da Agepen”, elogiou.
Indicado pelo deputado Flávio Kayatt, Aud recebeu a honraria das mãos do deputado Paulo Siuffi. Apesar de não poder comparecer ao evento, Kayatt fez questão de receber, nesta sexta-feira (10.11), o diretor-presidente em seu gabinete para celebrar a condecoração. Segundo o deputado, a medalha foi uma forma de reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pelo dirigente à frente da agência penitenciária.
Homenageados
Além do diretor-presidente da Agepen, receberam a medalha e o diploma de honra ao mérito o coronel PM Adib Massad, o inspetor de Polícia Civil (PC) Moacir Bianchi, o coronel PM Jofeli Paes de Carvalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa (Barbosinha) , o 3º sargento PM Antonio Messias da Silva, o 1º sargento PM Ilson Martins de Figueiredo, o 3º sargento PM Valter Caldeira de Souza, o sargento Fidelcino José Rodrigues (Baiano – in memorian), o delegado de Polícia Federal (PF) Edgar Paulo Marcon, o policial rodoviário federal (PRF) José Garcia Rosa Pires, o coronel do Corpo Militar de Bombeiros (BM) José Reis Pouso Salas, o delegado da PC Licinio Moreira de Almeida, o major PM Carlos Magno da Silva e o tenente coronel PM Ezequiel Martins dos Santos.
Também foram homenageados o coronel BM Esli Ricardo de Lima, o soldado PM Edmar Soares da Silva, o 3º sargento PM Aparecido Lima da Rocha, o major PM Guilherme Dantas Lopes, o delegado de PC Antonio Carlos Videira, o delegado de PC Pedro Espíndola Camargo, o major BM Leonardo Rodrigues Congro, o 1º sargento PM Adriano Cezar Rodrigues, o tenente coronel PM Wilson Sérgio Monari, o coronel BM Marcelo Fraiha, João Batista Pereira, o coronel PM Carlos Alberto David dos Santos (deputado Coronel David), o coronel PM Edilson Osnei Nazareth Duarte, o coronel PM Carlos de Santana Carneiro, e o 2º sargento PM Egydio Acosta.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública , José Carlos Barbosa, foi escolhido para falar em nome dos agraciados com a honraria. “É uma satisfação estar aqui com os meus colegas deputados. Saúdo aqui ao coronel Massad que empresta o nome a essa condecoração que todos os homenageados desta noite aqui recebem com alegria. Ser homenageado pela Assembleia Legislativa já é uma grande distinção, pois os 24 parlamentares representam a síntese do sentimento da sociedade, e essa homenagem da Casa de Leis leva o nome de um mito, uma homenagem em vida e merecida pelo muito que ele fez e faz pelo Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário.
Participaram do evento os deputados Felipe Orro (PSDB), 3° secretário da Casa de Leis, Renato Câmara (PMDB), Cabo Almi (PT), Eduardo Rocha (PMDB), Paulo Corrêa (PR), Dr. Paulo Siufi (PMDB), Lidio Lopes (PEN), Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa e Antonieta Amorim (PMDB).
Coronel Adib Massad
O nome do Coronel Adib Massad para a medalha, conforme o deputado cel. David, é uma representação a todos os profissionais que diariamente saem de suas casas, sem saber se vão voltar, para defender a sociedade. “O coronel Adib tem uma folha de serviços prestados ao Estado. Em um momento muito difícil ele, com pouco homens compondo o Grupo de Operações de Fronteira [GOF], reestabeleceu a paz na fronteira, combateu com rigor os criminosos da época, portanto é o grande merecedor, além de ser o grande ícone da nossa instituição, da Polícia Militar, e também da Segurança Pública”, enfatizou David.
Ao ser homenageado, em vida, o coronel PM Adib Massad falou da alegria do momento. “É muito difícil a gente expressar tanta satisfação de receber hoje essa homenagem, fico muito feliz, agradeço a Deus por tudo e aos meus companheiros, meus superiores que confiaram em mim, me dando oportunidade de trabalhar, e aos meus comandados que foram todos honestos comigo, e me trouxeram até aqui. O ‘Davizinho’ era um garoto quando eu trabalhei na Polícia Militar, na época situada na Afonso Pena, eu o via descendo e subindo escada e escorregando pelo corrimão, para mim ele é como um filho que eu respeito muito”, ressaltou.
Atualmente com 88 anos e uma lista extensa de serviços relevantes prestados à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, o coronel da Reserva da PM Adib Massad foi o comandante por seis anos de um departamento que ele ajudou a criar, o Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), que na época se chamava Grupo de Operações de Fronteira (GOF ). Também foi eleito em 1996, para o cargo de vereador em Dourados.
Com informações da ALMS.
Fotos: João Garrigó e Keila Oliveira.