Stropa prestigia solenidade que marca formalização de parceria entre TVE e TV Morena

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 28, 2015 as 14:37 | Voltar

Campo Grande (MS) - O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participou nesta quarta-feira (28) da solenidade de assinatura do acordo de cooperação mútua entre a TV Educativa Rede Mato-grossense de Televisão (RMT) e afiliada da Rede Globo que prevê a transferência de tecnologia, cessão de equipamentos e compartilhamento de torres de retransmissão. A cerimônia, presidida pelo governado Reinaldo Azambuja, foi realizada na governadoria.

Segundo o diretor-presidente da rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, formalização da parceria dá prosseguimento à cooperação que as duas emissoras mantêm há vários anos. A novidade é o suporte técnico operacional que marca o início do processo de conversão do sinal analógico para o sistema digital. “A parceria prevê a cessão de receptores de sinais e aparelhamento do Controle Mestre, que é o coração da TV, e projetos de engenharia para a conversão digital nos 23 canais da emissora do Estado”, explicou Martins.

IMG-20151028-WA0005

Stropa com o diretor-presidente da TVE, Bosco Martins.

Na mesma cerimônia de assinatura do acordo de cooperação, o governador Reinaldo Azambuja assinou, junto com o diretor-presidente da RTVE, o presidente da TV-E do Paraná, Sérgio Kobayashi, e o coordenador de Programação e Conteúdo Regional da TV Cultura de São Paulo, Fábio Borba, documento encaminhado endereçado ao Ministério das Comunicações, para homologação do sistema que permite a todas emissoras públicas integrar programas.

Dentro do processo de reprogramação das grades da RTVE, a ideia é buscar parcerias e obter do Ministério das Comunicações autorização para operar multicanal público, reunindo programas de todas as emissoras educativas, comunitárias e universitárias.

Digitalização

O governador Reinaldo Azambuja destacou a parceria da TV Educativa com a TV Morena lembrando ser esta “a primeira PPP (Parceria Público Privada) firmada nesse governo”. Segundo o governador “é importante para o poder público contar com o apoio de expertises da iniciativa privada”, manifestando a satisfação de “dar continuidade” a uma cooperação que tem se mostrado muito produtiva, contribuindo inclusive com a racionalização de custos num momento de crise financeira. “O grande objetivo do nosso governo é fortalecer as parcerias, melhorar a eficiência”.

O gerente executivo da TV Morena, Nicomedes da Silva Filho, destacou os benefícios da troca de informações e compartilhamento de tecnologias. “O processo de digitalização exige projetos técnicos elaborados por especialistas”, disse, afirmando que a relação entre a TV Morena e as emissoras públicas tem sido muito produtiva. A TV Morena foi a primeira a fazer a conversão do sinal e transmissão digital e destinou parte dos equipamentos para o parque tecnológico da RTVE. “O mais importante é levarmos a informação a todos os quatro cantos do Estado”, ressaltou Nicomedes. Segundo ele, o sinal da TV Morena chega aos 79 municípios e cinco distritos do Estado.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.