Campo Grande (MS) – Representando o governador Reinaldo Azambuja, o diretor-residente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, participou, manhã desta sexta-feira (14), da solenidade de lançamento da pedra fundamental da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no terreno onde será construída a sede da associação. Na oportunidade, o dirigente reforçou o compromisso da Agepen com a humanização da pena e se colocou a disposição para contribuir com o desenvolvimento da APAC.
Durante a abertura, a defensora pública aposentada Helita Barbosa Serejo Lemos Fontão, presidente da APAC, disse que o lançamento é a realização de um sonho, pois desde a infância sonhava em fazer justiça. Ele externou sua admiração pelo Des. Ruy Celso Barbosa Florence e sua gratidão por ter sido convidada para representar a associação. “Quando o desembargador me convidou, fiquei imensamente grata e emocionada, pois esse será o primeiro passo para tornar os detentos pessoas melhores”.
Helita afirmou ainda que quer fazer da sede da associação uma das maiores do Brasil, tendo em vista que, com isso, é possível tornar o país um lugar melhor. “Não vamos medir esforços para conseguir verbas e parcerias que possam agilizar a obra, para que, assim, possamos colaborar para um Brasil mias seguro e honesto”, finalizou.
O Des. Ruy Celso Barbosa Florence, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e um dos principais incentivadores da APAC, garantiu que a partir de hoje começam os trabalhos para a construção do prédio. O magistrado asseverou que será feito ao Ministério da Justiça um pedido de viabilização da verba necessária e, caso não se consiga o suficiente, serão feitas parcerias privadas com empresas, ONGs e pessoas da sociedade que se comprometam a contribuir.
“Assim que eu me interessei pela APAC, convidei o juiz Mário José Esbalqueiro Jr, da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, e começamos a trabalhar. O projeto de construção foi enviado para a Câmara Municipal e aprovado em menos de uma semana, por unanimidade. Nosso prefeito Marquinhos Trad acelerou o processo e hoje estamos aqui realizando um sonho”, destacou Ruy Celso.
De acordo com o prefeito de Campo Grande, Marcos Marcelo Trad, que também esteve na solenidade, a partir da construção da APAC será possível formar pessoas de princípios. “Será uma saída para os detentos, uma tentativa de ressocialização que pode mudar a vida de cada um deles”, declarou.
Também estiveram presentes o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, o juiz Mário José Esbalqueiro Jr., o vereador André Salineiro, o padre Alex Messias da Silva, entre outras autoridades.
Com informações do TJMS.