Com objetivo de disseminar a cultura da paz, o Tribunal de Justiça de MS está realizando o curso de facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos. A iniciativa conta com a participação da diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves.
A capacitação aborda metodologias autocompositiva e o exercício da comunicação não-violenta, permitindo que todos compartilhem experiências e esclareçam dúvidas sobre a explicação desses métodos. O curso é coordenado pelo Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos) e e pela Justiça Restaurativa e prossegue até sexta-feira (28.7).
Além da Agepen, a qualificação conta com a participação de representantes da Coordenadoria-Geral de Perícias, OAB-MS e Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Segundo o TJ/MS, as atividades possibilitam a imersão nas práticas basilares da Justiça Restaurativa em Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, conforme dispõe a Resolução nº 225/2016 do CNJ, e em atendimento à Portaria nº 82/2023, do Conselho Nacional de Justiça, a qual institui o regulamento do Prêmio CNJ de Qualidade do ano 2023.