Rio Brilhante (MS) – Com o objetivo estimular a ressocialização e oferecer uma fonte de renda aos detentos, o Estabelecimento Penal de Rio Brilhante (EPRB) está iniciando um projeto de produção de produtos artesanais feitos com barbante. A iniciativa é destinada a custodiados que não recebem visitas regulares dos familiares ou que possuem menos recursos.
Para o início do projeto o presídio recebeu a doação de 12 novelos de barbante do Conselho da Comunidade de Rio Brilhante. A intenção, segundo o diretor da unidade, Manoel Machado, é que a partir das primeiras vendas, os custodiados possam adquirir novas matérias primas para ampliarem a produção.
A solicitação e as entregas foram coordenadas pelo Setor Psicossocial do EPRB. Segundo a responsável pelos trabalhos, assistente social Renata Peixoto, os novelos já foram distribuídos aos internos para que eles produzam os trabalhos manuais. “Além de ser uma ocupação produtiva dentro do presídio, e que gera renda, o projeto possibilita a aprendizagem de novo labor para quando conquistarem a liberdade”, destaca Renata.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as parcerias, como a com o Conselho da Comunidade de Rio Brilhante, têm sido fundamentais para a oportunização de labor aos custodiados. “A ocupação produtiva é essencial para garantir a disciplina e possibilitar a reinserção social de nossos custodiados”, finaliza.