As máquinas de costura estão a todo vapor no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, com a produção pelos internos de ecobags que serão distribuídas aos participantes da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a ser realizada entre os dias 23 e 25 deste mês, em Campo Grande.
Ao todo, estão sendo confeccionadas com mão de obra prisional 800 peças, com a participação direta de 10 reeducandos, que atuam desde o corte à finalização da costura das sacolas em tecido. Pelo trabalho, é garantida remição da pena, em conformidade com a Lei de Execução Penal.
De acordo com a chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Cristina Alencar, a produção faz parte de uma parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que forneceu o material para a produção, e visa ocupar produtivamente os internos em benefício de uma ação que impacta na melhor qualidade de vida de toda a população.
“O trabalho na prisão resgata a autoestima e a dignidade, a Agepen está disponível para colaborar com a comunidade por meio de parcerias semelhantes a essas”, destaca Elaine.
A iniciativa integra um conjunto de boas práticas desenvolvidos pela Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.