Aquidauana (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) realiza nesta terça-feira (30) a solenidade de entrega da construção de calçamento no entorno dos estabelecimentos penais de regimes fechado, semiaberto e aberto de Aquidauana. As obras fazem parte do projeto “Calçamento Social” e foram realizadas através de parceria entre a Agepen, Conselho da Comunidade local e Prefeitura Municipal.
A cerimônia terá início às 9h, no Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Aquidauana, localizado na Rua Treze de Junho, s/nº, Bairro Alto. O evento contará com a presença do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e de autoridades locais.
Utilizando mão de obra prisional, o “Calçamento Social” tem como objetivo a construção de calçadas em entidades sociais e órgãos públicos que demandam tal investimento, proporcionando melhor acessibilidade à população, bem como a reintegração dos sentenciados à sociedade, através do trabalho.
A obra no torno das unidades penais foi a primeira ação do projeto, que beneficiará também outros órgãos públicos. A intenção é que a iniciativa atenda, inclusive, a entidades sociais bem como toda a cidade.
As benfeitorias foram acompanhadas pelo juiz da Vara Criminal de Execuções Penais e corregedor dos presídios, Giuliano Máximo Martins; pelo presidente do Conselho da Comunidade, Luiz Eduardo de Arruda, e pelos diretores dos presídios da cidade Fábio Ferreira Amarílio e Paulo Roberto Tavares.
Nova Padaria
A solenidade na manhã desta terça-feira também marca a ativação da padaria do Estabelecimento Penal de Aquidauana, que produzirá, com o trabalho dos custodiados, pães a serem servidos nos presídios locais, bem como em delegacias. A intensão é que, por meio de parcerias, a produção possa ser expandida para assistir entidades sociais da cidade.
O espaço foi montado com equipamentos doados pelo Conselho da Comunidade de Aquidauana e servirá para, além de garantir ocupação produtiva aos internos, a realização constante de cursos, a exemplo do que acontece em outros estabelecimentos prisionais administrados pela Agepen.