Dois Irmãos do Buriti (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, visitou esta semana a Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti. Além de conhecer as instalações e ações desenvolvidas no local, Stropa acompanhou os trabalhos da comissão responsável pelo Mutirão Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que este ano tem como um dos focos os processos de internos do presídio.
Também visitaram a unidade prisional o coordenador dos trabalhos do mutirão, juiz Albino Coimbra Neto, e o juiz Giuliano Máximo Martins, da Vara Criminal de Aquidauana; além do diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis, e do chefe de gabinete, Dumas Torraca.
De acordo com o Tribunal de Justiça, este ano o Mutirão Carcerário analisou 488 presos da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti e outros 706 presos condenados da Vara Criminal de Aquidauana, sendo 99 do Estabelecimento Penal de Aquidauana e 119 do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Aquidauana. Os números gerais dos trabalhos no estado ainda não foram divulgados.
Em Dois Irmãos do Buriti, o diretor da Agepen também se reuniu com representantes da Pastoral Carcerária da Igreja Católica. Conforme o padre Benedito, a pastoral quer expandir as possibilidades de trabalho na unidade prisional. Entre as ações definidas, ficou acertado que a Igreja Católica irá ampliar a quantidade de sábados em que realizará assistência religiosa no local.
A visita também contemplou os presídios de Aquidauana, onde foi realizada a entrega das obras de calçamento do presídio de regime fechado e o de semiaberto, realizadas por meio do projeto “Calçamento Social”; além da ativação de uma padaria no Estabelecimento Penal de Aquidauana, que irá reforçar a realização de cursos e reforçará a alimentação em estabelecimentos prisionais e delegacias da cidade. Na oportunidade, os diretores conheceram a estrutura s e as ações de reinserção social praticadas.
Conforme o dirigente, a visita da equipe da agência penitenciária também fez parte do cronograma estabelecido por Stropa quando assumiu a direção da Agepen no dia 13 de abril deste ano, com o objetivo de visitar todas as unidades dos 18 munícipios onde a agência penitenciária está presente. “Após visitarmos Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana, só restam agora as unidades de Paranaíba e Cassilândia”, comentou.
Anastácio
Aproveitando a presença na região, o diretor-presidente se dirigiu até a cidade vizinha de Anastácio onde se reuniu com o prefeito Douglas Melo Figueiredo, com o objetivo de ampliar as parcerias voltadas ao sistema prisional. Atualmente, apesar de não haver presídio no município, a Prefeitura dá oportunidade de trabalho a 20 custodiados da Agepen; outros 30 são empregados pela Prefeitura de Aquidauana. “Pretendíamos também uma reunião com o prefeito Zé Henrique (Aquidauana), mas ele estava viajando, conversamos por telefone e reafirmamos o compromisso de trabalho conjunto, entre eles a reativação da fábrica de tijolos no presídio de regime fechado.”, destacou o diretor-presidente.
Segundo Stropa, no encontro com prefeito foi discutida a possibilidade de, no futuro, serem instaladas unidades prisionais femininas em Anastácio, tendo em vista que atualmente só existem presídios masculinos em Aquidauana. “Mas esse é um projeto para longo prazo, que estudaremos com cuidado, analisando as possibilidades estruturais e humanas”, finalizou o diretor-presidente da Agepen.