Após 15 dias de treinamento intenso, cinco policiais penais concluíram o Estágio Básico Operacional com Cães de Faro. Realizado em Dourados, pelo 3° Batalhão de Polícia Militar, o curso teve como foco oferecer conhecimento técnico e capacitar os servidores na condução e operação com cães de farejadores de entorpecentes.
Com 64 horas/aula, as instruções envolveram noções e práticas de adestramento canino, psicologia canina, primeiros socorros para cães, anatomia e saúde canina, demonstração prática sobre faro de entorpecentes e armas (comportamento do odor), treinamento do cão de faro, entre outras disciplinas.
Atualmente, está sendo elaborado um projeto para implantação de canil e uso de cachorros em operações de faro, como vistoria em celas, transporte, mercadorias e perímetro interno e externo do maior presídio de Mato Grosso do Sul – a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), podendo ser utilizado em outras unidades da região e cooperação com outras forças de segurança no trabalho com faro.
Para aperfeiçoar o conhecimento que já possui sobre o tema, a policial penal Rosimeire Ribeiro da Silva decidiu participar do curso frente à importância da utilização dos cães de faro para facilitar os trabalhos de vistorias realizados na penitenciária. “Além de aprimorar meu conhecimento, é uma forma de apoiar a inserção desse trabalho no nosso dia a dia no sistema prisional. Vivenciar a rotina no canil nos deu a dimensão, na prática, de como seria o trabalho com os cães dentro da unidade prisional. Então foi de suma importância essa experiência,”, afirmou Rosimeire que ingressou na carreira em 2005.
O comandante do 3ºBPM, Ten Cel QOPM Samuel Castilho Ferreira Aragão; o comandante do canil, Tenente QOAPM Endres, e os militares instrutores parabenizaram os formandos, e ressaltaram que o aperfeiçoamento técnico profissional é uma necessidade constante para a realidade da segurança pública.
Os policiais penais que concluíram o estágio estão lotados na PED e no COPE (Comando de Operações Penitenciárias) do município. O treinamento foi realizado de 16 de junho a 7 de julho e fruto de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Polícia Militar, por meio do Canil do 3° Batalhão de Polícia Militar de Dourados.