Em Nova Andradina, detentos participam de curso sobre cidadania e transformação social

Categoria: Capacitação | Publicado: segunda-feira, abril 2, 2018 as 06:31 | Voltar

Nova Andradina (MS) – Cidadania é a percepção pelo cidadão, na convivência em comunidade, dos direitos civis, políticos, sociais e difusos que são do interesse de indivíduos,  grupos, de sociedades organizadas. É a luta para tornar o querer num direito. É a arte do bom e do equitativo, numa proporção que atenda a interesses variados. A cidadania também é a percepção pelo cidadão dos deveres que lhe cabem.

Com esse enfoque, reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) participaram de um curso sobre “cidadania: aprendizagem para transformação social”, ministrado por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Fundação Ulysses Guimarães.

Abordando assuntos como a construção da cidadania, democracia e o poder da participação, e instrumentos de transformação social, a capacitação teve como mediadores os instrutores da FUC, Aline Balta Vianna e   Nelson Batisteto. Cerca de 15 internos foram qualificados.

Para o interno Mailo Vicente Valin, a qualificação, assim como outros cursos oferecidos no presídio, são muito importantes para o crescimento pessoal e abre novas perspectivas de vida. “Auxilia na nossa reintegração na sociedade, pois para a vida e para o mercado de trabalho necessitamos de conhecimento”, agradeceu, ressaltando também que é uma oportunidade de ocuparem o tempo ocioso.

Dados da Agepen apontam que somente no ano passado 1.106 reeducandos foram capacitados profissionalmente em presídios de Mato Grosso do Sul. As capacitações são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Educação.

 

Colaborou agente penitenciária da área de Psicologia Sônia Nascimento da Silva, do EPMNA.

Fotos Divulgação.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.