O EPFIIZ (Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”) recebeu, nesta quinta-feira (13.4), a visita do secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, Sandro Benites, que foi acompanhada pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e pela diretora de Assistência Penitenciária, Maria de Lourdes Delgado Alves.
A unidade foi a primeira de uma série de visitas que deverão ser realizadas pelo secretário, que assumiu a pasta há quatro meses, para conhecer a realidade das unidades básicas de saúde instaladas em presídios da capital, pactuadas na Política Nacional de Atenção à Saúde do Encarcerado.
“Viemos conhecer de perto como é o trabalho executado, necessidade e demandas”, informou o titular da Sesau. Uma das propostas para o EPFIIZ, levantada durante a visita, é firmar parceria para reforçar o trabalho preventivo quanto à dependência de álcool e drogas entre as detentas, bem como, implantar programa de controle da natalidade com a colocação de DIU.
Após percorrer todo o estabelecimento penal, o secretário elogiou a organização do local. “Estou bastante encantado, parabéns pelos detalhes, a creche, atendimento médico, psicológico, odontológico e de atenção à saúde da mulher”, comentou. “Nossa intenção é firmar e otimizar aquilo que já temos aqui”, afirmou.
Segundo o secretário, há uma série de outras ações que poderão ser trabalhadas também, como programas de perda de peso e controle de diabetes. “Queremos aprimorar o projeto de educação física que já é realizado aqui e, para isso, vamos buscar apoio da Funesp [Fundação Municipal de Esportes], para, quem sabe, ampliarmos para um trabalho de prevenção de doenças crônicas, nesse prisma”, disse.
O diretor-presidente da Agepen agradeceu o empenho do secretário e sua equipe em contribuir com as demandas do sistema prisional, tanto dentro das unidades prisionais como em situações externas, como as custódias hospitalares.
“Há um esforço muito grande da Sesau, na pessoa do secretário, inclusive referentes a melhorias na estrutura para os servidores que realizam o trabalho de custódia hospitalar, temos tido um contato bastante direto e muita atenção neste sentido”, reforçou o dirigente. “Esse trabalho conjunto é muito importante para oferecermos um serviço cada vez mais eficiente e seguro”, finalizou.
Conforme a diretora de Assistência Penitenciária, a questão da saúde dentro das unidades penais é desenvolvida por uma equipe interdisciplinar, que envolve Estado e município, por isso é de extrema importância essa integração para que se conheça a realidade de cada local. “A partir disso, é possível demonstrar o trabalho que já é realizado e até avançar em determinados pontos do atendimento ao privado de liberdade”, reforçou Maria de Lourdes, agradecendo a visita de toda a gestão.
Também participaram o chefe de Gabinete da Agepen, Luiz Rafael Melo Alves; o assessor da Presidência, Anderson Moreno; a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, Rita Luciana Domingues; a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho; além de policiais penais e profissionais da saúde.
Fotos: Tatyane Santinoni.