Campo Grande (MS) – A logomarca que representará o Grupo de Intervenção Rápida, Contenção Vigilância e Escolta (Girve), que será instituído pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foi eleita pelos agentes penitenciários que concluíram o 1º Curso de Treinamento de Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul.
A logomarca desenvolvida pelo agente penitenciário Rangel Schveiger, da Penitenciária Estadual de Dourados (imagem principal) foi a vencedora.
Segundo o autor, o conceito da logomarca do Girve busca alcançar uma marca forte e integrada, tendo como símbolo principal a águia. “É um animal solar e celestial, representação universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção espiritual. Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a ‘rainha das aves’, está relacionada com os deuses e à realeza, uma vez que a acuidade de seu olhar lhe permite fitar o sol diretamente, representando um símbolo da clarividência”, defendeu, informando que as garras em destaque representam a proteção.
A logomarca é composta, ainda, pela muralha localizada acima do escudo, representando a segurança, “nosso bem precioso”, e pelo “uniforme camuflado” ao fundo, remetendo à força e à busca pelo direito e a paz, lema do servidor penitenciário.
Sobre as cores escolhidas para o símbolo, esclarece o autor, o vermelho induz à ação e à atenção; o amarelo sinaliza cautela, além de ajudar na concentração, atenção e estímulo à ação; o preto faz associação à força; enquanto o branco remete à luminosidade, coragem e tranquilidade; e, por fim, o cinza indica profissionalismo, responsabilidade e conhecimento.
Conforme Rangel, para compor a identidade da logomarca foram escolhidas duas famílias tipográficas: Franklin Gothic Demi e Arial. “A tipografia principal é a Franklin Gothic, uma letra moderna, forte e de boa legibilidade, a qual transmite os valores pretendidos pelo Girve”, justificou.
O concurso para a logomarca foi lançado através do site oficial da Agepen, no último dia 23 de março e não envolveu premiação. No total, sete sugestões foram enviadas por servidores penitenciários da capital e do interior (conheça todas abaixo). “Parabenizo a todos os que participaram apresentando suas ideias. A partir de agora, iremos trabalhar nos instrumentos legais que tornarão a marca oficial”, destacou Stropa .
De acordo com o diretor-presidente e com o próprio autor, para a versão final oficial serão feitas adequações.
Conheça as propostas enviadas:
Autor: Rangel Rangel Schveiger
Autores: Agentes Edmílson Rodrigues e Richard Dias
Autores: Agentes Edmílson Rodrigues e Dirceu Belmar
Autores: Agentes Edmílson Rodrigues e Richard Dias
Autores: Agentes Silvanio Queiroz da Silva e Vinícius da Silva Corrêa
Autor: Agente Vinícius da Silva Corrêa
Autor: Agente Marcelo Dourado