O CAVE (Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta), que chega à sua 48ª edição, está com inscrições para policiais penais do Mato Grosso do Sul. Com 40 vagas disponíveis, a formação ocorrerá em Dourados, entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, e trará novos critérios e um novo formato de inscrição.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Espen (Escola Penitenciária), até as 11h do dia 11 de novembro de 2024, através do link [https://www.cursos.ms.gov.br/espen]. O próprio servidor deverá realizar o processo de inscrição, sem exceções.
Critérios para Participação
Para se inscrever, o servidor precisa atender a determinados critérios:
1. Condição Física e Psicológica: segundo os editais de concurso de 2006 e anos subsequentes, é necessário que o servidor esteja apto psicologicamente para porte e uso de arma de fogo. Assim, só poderão se inscrever os servidores que não estejam de licença médica ou de férias durante o curso, e que não tenham sido considerados inaptos em testes psicológicos aplicados pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Os candidatos que ainda aguardam o resultado desses exames também não poderão se inscrever.
2. Opção de Reavaliação Psicológica: caso o servidor tenha sido previamente considerado inapto em exame psicológico pela Agepen, ele poderá solicitar um novo exame ao setor de Apoio ao Servidor. Como alternativa, é possível realizar um teste psicológico com um psicólogo credenciado pela Polícia Federal. Neste caso, o laudo deverá ser submetido em formato PDF no Portal da Espen durante a inscrição.
3. Certificado de Direitos Humanos: um dos requisitos para a participação é o certificado do curso “Proteção a Direitos Humanos: Prevenção e Proibição da Tortura”, disponível no portal da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Após a conclusão, o certificado deve ser enviado por e-mail até 26 de novembro de 2024 para o endereço: escolapenitenciaria@agepen.ms.gov.br.
Novo Formato de Inscrição
As vagas serão preenchidas em um formato atualizado de inscrição que visa simplificar e centralizar o processo por meio do Portal da Espen. Servidores interessados devem estar atentos aos prazos e às exigências documentais.
O curso CAVE é uma oportunidade importante para policiais penais aprimorarem suas habilidades em armamento, tiro, vigilância e escolta, competências essenciais para a segurança no sistema prisional.