A Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul (ESPEN/MS) informa aos servidores inscritos no Teste de Aptidão física (TAF) para participação no 3º Curso de Intervenção Prisional e Escolta (CIPE), que as provas previstas para este sábado (19.12) serão adiadas, em atendimento à recomendação do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação (NEMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que estava responsável pela fiscalização dos testes. O TAF seria realizado no estádio Pedro Pedrossian (Morenão), com a participação de mais de 100 servidores penitenciários.
A equipe de fiscais que acompanhariam o TAF são profissionais de educação física da UFMS, e comunicou à Espen que não seria possível a presença na data programada. A decisão baseia-se no fato de o contágio da COVID 19 está aumentando drasticamente em todo território nacional, inclusive com as capacidades dos hospitais a cima dos 100% de ocupação de leitos.
Pela avaliação dos responsáveis, com a realização do TAF haverá aglomeração de muitas pessoas, em um quantitativo maior que 140 presentes, entre inscritos e fiscais. “Com isso, se houver um participante infectado, esse poderá infectar os demais, podendo causar afastamentos de vários servidores, em um quadro já defasado, causando também grande prejuízo ao serviço público, justifica a Espen.
Assim que possível, uma nova data será marcada para a aplicação do teste de aptidão física para o 3º CIPE. Qualquer nova informação será divulgada nos veículos oficiais de comunicação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).