Exposição reúne trabalhos confeccionados por cerca de 400 reeducandos da Capital

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 28, 2015 as 15:31 | Voltar
l

    Campo Grande (MS) – Ao longo desta semana o Fórum de Campo Grande sedia a “2ª Feira Artesão Livre – Especial Dia das Mães”, onde estão expostos para a venda trabalhos artesanais confeccionados por cerca de 400 reeducandos dos presídios da Capital. O evento é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com o Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade da Capital.

    Pela segunda vez, o Fórum de Campo Grande recebe a feira, que teve sua primeira edição em dezembro do ano passado com o tema natalino. A feira reúne tapetes, esculturas, quadros, bandejas, etc. Os trabalhos estão expostos no saguão do prédio, no piso térreo, até quinta-feira (30). A renda das vendas será revertida para os próprios detentos e à sua família.


    Conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o intuito da ação é a mudança nos valores dos presidiários, capacitando-os num novo ofício, aumentando assim as chances de que não voltem a praticar crimes. Stropa ressaltou que a Agepen agora busca que os internos conquistem a "carteira de artesão" junto aos órgãos competentes, no sentido de regulamentá-los como profissionais.

 

   De acordo com o juiz da 2ª Vara de Execução Penal da Capital, Albino Coimbra Neto, “o Judiciário empresta esse espaço para a realização da feira porque sabe da importância dessa comunicação do preso com seu trabalho e a sociedade, trazendo para fora do presídio e mostrando para a população o trabalho de qualidade que é produzido”.

    A promotora de justiça Jiskia Sandri Trentin destaca que o resultado da primeira feira trouxe muita satisfação para os detentos, que agradeceram a oportunidade. O entusiasmo dos  artesãos pode ser visto pela numerosa quantidade de artesanato que ocupa boa parte do saguão do Fórum, chamando a atenção de quem circula por lá. 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.