Bancadas confeccionadas por reeducandos do EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana) foram entregues, oficialmente, nesta quarta-feira (27.11), pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para a CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Produzidas a partir de paletes descartados pela central, as 25 bancadas produzidas serão utilizadas no CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), promovendo a organização e padronização do espaço.
A iniciativa representa o compromisso da agência penitenciária com a ressocialização, utilizando o trabalho como ferramenta para transformar vidas e beneficiar a sociedade. Por meio dessa parceria, o que antes era considerado resíduo ganha um novo propósito, reforçando a importância de iniciativas sustentáveis e inclusivas.
A confecção desses mobiliários faz parte de uma parceria que existe desde 2022 entre as duas instituições, que transforma materiais descartados em produtos úteis. Além de promover a sustentabilidade, a iniciativa utiliza o trabalho prisional como ferramenta de ressocialização e capacitação. Reeducandos participaram de todas as etapas do projeto, do preparo dos paletes à finalização das peças, com o apoio de insumos fornecidos pelo próprio presídio.
“A produção desses balcões mostra a força do trabalho prisional em promover mudanças positivas. Estamos capacitando os internos para o futuro, enquanto contribuímos para a sociedade e o meio ambiente”, destacou a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, policial penal Maria de Lourdes Delgado Alves, durante a solenidade de entrega, na qual esteve acompanhada pela chefe da Divisão de Trabalho Prisional, policial penal Elaine Alencar, e pelo diretor EPA, policial penal Cláudio Alviço.
O diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, também celebrou a parceria. “A CEASA/MS está sempre em busca de soluções sustentáveis, e ter a Agepen como parceira nesse processo é de extrema importância para nós. Iniciativas como esta, que resultaram na confecção destes balcões, trazem benefícios para a instituição, mas, principalmente, para os produtores rurais, e esse é o nosso principal objetivo”, agradeceu.
Segundo o responsável pela Diretoria de Administração da CEASA/MS, Rodrigo de Oliveira Xavier, o projeto também atende à necessidade de organização e descarte correto de resíduos na central. “Surgiu dessa nossa necessidade de trazer mais organização para o CECAF e também de desafogar a central de gestão de resíduos”, explicou.
A entrega das bancadas integrou as celebrações dos 45 anos da CEASA/MS e do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), que está sendo realizado pela primeira vez em Campo Grande. O evento reúne 23 centrais filiadas e representantes de importantes órgãos nacionais e internacionais do setor de abastecimento.